Campos Altos, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Campos Altos, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Campos Altos no Triangulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.

O acesso a cidade de Campos Altos é feito pela rodovia BR 262 entre os trevos das cidades de São Gotardo e Pratinha e está a 275 Km da Capital Belo Horizonte.

A região onde se encontra o município de Campos Altos também já foi habitada por povos originários fato comprovado por sítios arqueológicos onde foram encontradas várias igacabas ou urnas funerárias.

As primeiras expedições de bandeirantes paulistas na região aconteceram no século XVII em busca de ouro, pedras preciosas e pelas trilhas escravizavam índios ou recuperavam escravos fugitivos aquilombados.

Em meados de século XVIII os escravos que fugiam de São João Del Rey e outras vilas mineradoras encontraram refúgio nas montanhas das serras de Campos Altos fundando muitos núcleos de resistência como os de Dornadas Catinguá ou Tengo-Tengo. A região era conhecida por Sertão dos Quilombos de Campo Grande.

Os conflitos frequentes de colonizadores contra os povos originários e aquilombados só terminou a partir de 1750 quando a região foi liberada para ocupação com segurança para os colonos.

O primeiro a se instalar na região foi Leandro Henrique de Proença Lara, na sesmaria que deu o nome de fazenda Palestina seguido por outras famílias para se dedicar as atividades agropecuárias iniciando o povoado do Urubu, que em 1913, recebeu a estação Urubu da Estrada de Ferro Goyaz, em terras da Fazenda Palestina, onde foram construídos armazéns, Casas Grandes do Dr. Luiz de Souza Coelho e do Coronel Frederico Franco, assim como alguns casebres construídos com dormentes para abrigar pessoas sem posses e trabalhadores braçais da estrada de ferro.

Em 1921 a estação da estrada de ferro foi rebatizada com o nome de Campos Altos e em 1938 o povoado foi elevado a distrito de Ibiá.

em 1º de janeiro de 1944 se desmembrou de Ibiá para se elevar a município com o nome de Campos Altos.

Hoje, junho de 2024, o município de Campos Altos conta com uma população se aproximando de 13.000 habitantes, com um domínio territorial de 719,121 Km², em altitude de 1050m e é banhado pelo ribeirão Santa Teresa que pertence a bacia do Rio Araguari.

Os municípios que fazem divisa com o município de Campos Altos são:  São Gotardo, Santa Rosa da Serra, Córrego Danta, Tapiraí, Pratinha, Ibiá e Rio Paranaíba.

A base da economia do município de Campos Altos é a agropecuária e prestação de serviços.

Na agricultura, a tradição na produção de café, o município de Campos Altos já recebeu algumas vezes o prêmio de Melhor Café do Mundo, mas a cultura da uva vem ganhando espaço com incentivos para incrementar sua produção.

A pecuária de corte tem uma participação expressiva, mas a produção de leite se destaca na fabricação do famoso e tradicional “Queijo Araxá” de qualidade e sabor incomparável.

No turismo, o município de Campos Altos está incluído no Circuito Turístico da Canastra, com lugares e paisagens incríveis para amantes da natureza e praticantes de esportes radicais.

Os lugares mais procurados por visitantes em Campos Altos são: o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Parque Estadual dos Campos Altos, Cachoeiras do Olho do Sol e do Salto entre outros.

As festas populares, exposições e comemorações religiosas com shows, apresentações culturais, barraquinhas de comidas regionais e artesanato completam os motivos para você passear, morar ou investir na cidade de Campos Altos.