Passabém, MG
História, mapas, população, produtos, vídeo e fotos.
Passabém, MG – História, mapas, população, produtos, vídeo e fotos.
A cidade de Passabém, sua história, mapas, população e produção é o tema deste vídeo.
A distância de Passabém para a capital Belo Horizonte é de 165 Km e o acesso saindo por Santa Maria de Itabira é feito pela BR 120 percorrendo 3 Km, entrando a esquerda no sentido Morro do Pilar. A estrada foi recentemente asfaltada e faz parte do Circuito Estrada Real e 13 km depois chega-se em Passabém.
No ciclo do ouro, Passabém era rota de tropeiros que seguiam na direção de Morro do Pilar ou Conceição do Mato Dentro. A região muito montanhosa e banhada por vários rios e córregos, nas cheias, forçavam os viajantes acamparem até que a condição melhorasse para seguir viagem. Os primeiros moradores que se fixaram passaram a ser informantes se a estrada estava passando ou não e quando isso acontecia os moradores ofereciam aos tropeiros, fartas e deliciosas refeições que por essa hospitalidade e mesmo que eles precisassem esperar para poderem seguir viagem, eles passavam bem e assim o povoado ficou conhecido por Passabém.
Passabém era distrito de Conceição do Mato Dentro e foi transferido para Santa Maria de Itabira em 1943. Em 19 de março de 1963 foi emancipado.
Hoje, junho de 2023, conta com um domínio territorial de 94,5 Km2, com altitude de 719m e uma população se aproximando de 3.000 habitantes.
Os municípios que fazem divisa com Passabém são: São Sebastião do Rio Preto, Ferros, Santa Maria de Itabira e Itambé do Mato Dentro.
A fama de Passabém continua fazendo história através de seu povo simples e hospitaleiro que caracterizam as pequenas e graciosas cidades mineiras.
A agropecuária de subsistência e o turismo são as forças econômicas do município que tradicionalmente comemoram com queima de fogos, e música as festas de São José, padroeiro de cidade, São Sebastião, Divino Espírito e Nossa Senhora do Rosário.
Entendemos que em alguns resumos dos vídeos que produzimos, podemos omitir pontos que deveriam estar presentes, principalmente por se tratar de uma cidade com tradição como Passabém, por isso eu peço a você, que é da região, que use a sessão de comentários, para corrigir ou adicionar argumentos ao contexto. Você pode também escrever sobre seu restaurante, pousada ou produtos que os nossos espectadores, possam precisar em suas visitas.