Sacramento, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Sacramento, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Sacramento no Triangulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.

O acesso a cidade de Sacramento é feito pela rodovia BR 464 ou MG 190 e está a 445 Km da Capital Belo Horizonte.

A região onde é hoje o distrito Desemboque, que pertence a cidade Sacramento, foi o primeiro local que os bandeirantes encontraram ouro, na trilha criada por Anhanguera para atravessar os sertões de Farinha Podre, que se tornou conhecida por Estrada de Goyases. A mineração atraiu muitos garimpeiros para a região onde iniciou o povoado do Desemboque.

Os escravos que conseguiam fugir das lavras começaram a formar quilombos e se aliar aos nativos criando muitos conflitos e dificultando a colonização da região.

A partir de 1760 a chegada de famílias de colonos, de outras regiões mineradoras do estado, inicia o desenvolvimento da colonização da região.

Em 1766 foi criado o Julgado de Nossa Senhora do Desterro do Desemboque para fiscalizar a arrecadação da mineração do ouro que por não ser tão rigorosos atraiam mais garimpeiros para a região.

Na época os limites das capitanias ainda não estavam definidos, o que foi acontecer no ano de 1816 quando o território de Farinha Podre, hoje Triângulo Mineiro, foi definitivamente incorporado a Minas Gerais.

A partir do ano de 1816 o ouro começa a escancear no Desterro do Desemboque e várias famílias começam a abandonar o povoado para se fixar em outras partes do Triângulo Mineiro onde nasceram vários povoados, entre eles o povoado do Santíssimo Sacramento em terras da Fazenda Borá de propriedade do Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, comprada por seu pai  que pertencia a Dona Maria Ausente.

O Cônego Hermógenes em 1820, doou terras para construir uma capela dedicada ao Santíssimo Sacramento, nas proximidades do Rio Borá, onde em seu entorno surgiu o povoado.

Em 13 de setembro de 1876 o distrito de Santíssimo Sacramento se desmembrou do município de Araxá para se elevar a município de Sacramento.

Hoje, agosto de 2024, o município de Sacramento conta com uma população se aproximando de 27.000 habitantes, com um domínio territorial de 3.073,268 Km², em altitude de 832m e é banhado pelo ribeirão Borá que pertencem a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Sacramento são:  Santa Juliana, Perdizes, Araxá, Tapira, São Roque de Minas, Delfinópolis, estado de São Paulo, Conquista, Uberaba e Nova Ponte.

A base da economia do município de Sacramento é a agropecuária desenvolvida por manejos com uso de alta tecnologia em terrenos férteis, mecanizáveis que proporcionam alto rendimento tanto em lavouras de curto ciclo como grãos, tubérculos e forrageiras quanto as perenes como o café.

Na pecuária a produção de leite e carne acompanham o desempenho por melhoramento permanente do rebanho e manejo qualificado garantindo alta produtividade e qualidade da produção.

No turismo os lugares mais visitados em Sacramento são: o Arquivo Público Municipal, Basílica do Santíssimo Sacramento, Biblioteca Pública José Valadares da Fonseca, Cachoeira da Parida, Cachoeira Nascentes das Gerais, Câmara Municipal de Sacramento, Casa da Cultura Sérgio Pacheco, Chácara Triângulo, Colégio Allan Kardec, Fazenda Santa Maria, Gruta dos Palhares, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, Museu Histórico de Sacramento, Parque Náutico de Jaguara e Parque Nacional da Serra da Canastra.

Exposições, eventos culturais, festas populares e comemorações religiosas com shows, barraquinhas de comidas regionais e artesanato completam os motivos para você passear, morar ou investir em Sacramento.