Miraí, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Miraí, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de Miraí na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de Miraí é feito pela Rodovia MG 447 entre a cidade de São Sebastião da Vargem Alegre e Cataguases ou pela BR 265 a partir da cidade de Muriaé. A cidade de Miraí está a 308Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
A expansão da cultura do café na Zona da Mata de Minas Gerais colocou rapidamente nosso estado no mapa da economia mundial em quantidade e qualidade.
Os resultados financeiros das fazendas permitiram aos proprietários comprar muitos escravos para dar conta do manejo entre o plantio das lavouras e o beneficiamento do café para a exportação, fazendo elevar a população de escravos, em Minas Gerais, com uma participação maior que 30% de toda a população do Brasil.
Na região onde é hoje a cidade de Miraí, os primeiros posseiros começaram a formar suas fazendas no ano de 1.840, entre eles Salustiano José Fernandes e sua esposa Maria Porcina do Amor Divino, que deu nome a sua propriedade de Fazenda Três Barras.
Em 1.852 um grupo de 53 colonos comprou parte da Fazenda Três Barras de Salustiano e montaram acampamento nas margens do rio Fubá afluente do rio Muriaé e construíram uma capela dedicada a Santo Antônio de Pádua iniciando um povoado que se tornou conhecido por Arraial do Brejo.
O arraial do Brejo começou a se desenvolver com famílias que se instalavam para trabalhar em fazendas, montar comércio para atender habitantes e tropeiros e se elevou a distrito em 1.859 com o nome de Santo Antônio do Muriahé, depois transferido para o município de Ubá em seguida para Cataguases.
A inauguração de estação “Mirahy” no ramal da Estrada de Ferro Leopoldina em 1.895, no distrito Santo Antônio de Muriahé impulsionou seu desenvolvimento social e econômico conquistando seu desmembramento do município de Cataguases para se elevar a categoria de município com o nome de Miraí.
População, área, altitude, rio e confrontantes:
Hoje, junho de 2025, o município de Miraí conta com uma população de aproximadamente 14.946 habitantes, com um domínio territorial de 320,628Km², em altitude de 300m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo rio Muriaé, rio fubá e córregos afluentes que pertencem a bacia do Rio Paraíba do Sul.
Os municípios que fazem divisa com o município de Miraí são Muriaé, Santana de Cataguases, Cataguases, Guidoval, Guiricema e São Sebastião da Vargem Alegre.




