Medeiros, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Medeiros, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Medeiros na região Oeste do estado de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Medeiros por rodovia asfaltada é feito pela LMG 827 a partir de Bambuí e a cidade fica a 314 Km da capital Belo Horizonte.
O meu trajeto foi feito por estrada alternativa de terra, a partir da cidade de Tapiraí que reduziria 30Km dos 60Km que eu percorreria por asfalto, passando por Bambuí. Casos assim eu aproveito também para conhecer as características das zonas rurais das cidades. Neste caso eu recomendo muito cuidado, mesmo que grande parte da estrada estava em bom estado de conservação, alguns trechos são muito perigosos, no seco ou nas chuvas, com curvas que podem lhe tirar o domínio do carro.
A origem da cidade de Medeiros também está ligada a criação da Picada de Goiáz e os primeiros sesmeiros a se instalar na região a partir de 1765, foram Inácio Corrêa Pamplona e os irmãos Medeiros.
Os irmãos Medeiros tiveram muita influência na formação do povoado por dar apoio aos boiadeiros que paravam para descanso e pouso, criando referência de parada nos Medeiros, mas foi o fazendeiro Militão Inácio de Miranda o doador de 14 alqueires de terra para a formação do patrimônio onde se formou o povoado.
O povoado de Medeiros foi crescendo e se elevou a distrito da cidade de Bambuí em 1938, do qual se desmembrou para se elevar a categoria de cidade em 30 de dezembro de 1962.
No ano de 2002 um estudo realizado pelo engenheiro agrônomo Geraldo Gentil Vieira da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba, identificou que a verdadeira nascente do Rio São Francisco é a do Rio Samburá, no município de Medeiros próximo a divisa com Ibiá, considerando todas as características para se definir este engano histórico como: Largura, vazão, cota de fundo, tamanho da bacia entre outros argumentos e documentos apresentados.
Para evitar danos históricos e políticos decidiu-se manter a atual nascente do Rio São Francisco, no município de São Roque de Minas na serra da Canastra, como “nascente histórica” e inserir a nascente do Rio Samburá, na serra D’Água no município de Medeiros como “nascente geográfica”.
Hoje, novembro de 2024, o município de Medeiros conta com uma população de aproximadamente 4.000 habitantes, com um domínio territorial de 939,118Km², em altitude de 930m e é banhado pelo rio Samburá que pertence a bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Medeiros são: Pratinha, Tapiraí, Bambuí, São Roque de Minas, Tapira e Ibiá.
A base da economia do município de Medeiros é a agropecuária e prestação de serviços.
A cidade é pequena, um povo simples, hospitaleiro, festeiro que está sendo reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Queijo Canastra e tem o Centro de Maturação do Queijo Minas Artesanal, o Museu do Queijo Canastra considerado a referência cultural dos queijos artesanais em toda a região da Canastra.
As belezas naturais do município com montanhas de porte mediano, serras com mirantes naturais, ribeirões com muitas quedas d’água, a nascente geográfica do Rio São Francisco do rio Samburá, riqueza da fauna e flora, entre outras possibilidades para pesca, banhos, trilhas e prática de esportes radicais.
Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação que erramos ou omitimos, faça seu comentário nesta postagem, você também pode divulgar os eventos, produtos e serviços que poderão ajudar, aos nossos espectadores a decidir visitar a sua cidade.
Se você estiver gostando do nosso trabalho deixe seu like, se inscreva e compartilhe este vídeo, isto ajuda em muito, para nós criadores de conteúdo.
Na zona rural do município de Medeiros se produz muito de quase tudo, o clima, a fertilidade das terras e excelentes pastos são os principais responsáveis pela qualidade dos queijos aqui produzidos, mas a produção de café, soja, milho e outras culturas não ficam por menos em qualidade e produtividade.
As festas populares, exposições, feiras e manifestações religiosas se somam aos motivos para você vir se divertir, morar ou investir na cidade de Medeiros.