Tapiraí, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Tapiraí, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Tapiraí na região Oeste do estado de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Tapiraí é feito pela BR 354 com mais 5,5 Km até o centro da cidade que fica a 250 Km da capital Belo Horizonte.

A região onde se encontra hoje o município de Tapiraí começou a ser povoada a partir do ano de 1798, com a distribuição de sesmarias para colonizar a parte oeste da Capitania de Minas que era cortada pela Picada de Goiáz.

As terras férteis, clima e disponibilidade de água proporcionaram aos sesmeiros condições favoráveis as suas atividades agropecuárias justificando a instalação de uma estação da Estrada de Ferro Oeste de Minas para transportar a produção regional.

Em 1911 foi inaugurada a Estação Ferroviária de Perdição onde em seu entorno começou a se formar um povoado que mais tarde a estação e o arraial mudaram o nome para Tapiraí sob Jurisdição da cidade de Bambuí.

A chegada da estação da Estrada de Ferro Oeste de Minas proporcionou a instalação da Charquearia Vitória na propriedade do senhor José Pinto de Miranda produzindo carne industrializada, exclusivamente para exportação, dando oportunidade de trabalho para a população e consequentemente desenvolvendo o arraial de Tapiraí.

Em 1948 o arraial foi elevado a distrito da cidade de Bambuí da qual se desmembrou em 01 de janeiro de 1954 para se elevar a categoria de cidade com o nome de Tapiraí.

Hoje, novembro de 2024, o município de Tapiraí conta com uma população de aproximadamente 2.000 habitantes, com um domínio territorial de 412,442Km², em altitude de 673m e é banhado pelo rio Perdição afluente do rio Bambuí que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Tapiraí são: Campos Altos, Córrego Dantas, Bambuí, Medeiros e Pratinha.

A base da economia do município de Tapiraí é a indústria, agropecuária e prestação de serviços.

Tapiraí tem a cultura do café como o principal produto na cesta de recita do município, mas também tem fama na produção de queijos artesanais e faz parte do Circuito turístico da Serra da Canastra.

Os lugares mais visitados no município são: a Cachoeira das Laranjeiras, Casa RiKio Osawa, Memorial de Tapiraí entre outros.

Cidades como Tapiraí são inspiradoras ao reconhecer que a paz e o progresso podem caminhar na mesma direção sem se deixar atropelar pela ambição de crescer desordenadamente preservando a essência da simplicidade e hospitalidade do povo mineiro.