Alpercata - MG

Cidades e lugares para passear, morar e investir

Alpercata – MG, cidade e lugares para passear, morar e investir.

O município de Alpercata localiza-se no Vale do Rio Doce, na região leste de Minas Gerais, está a 320 Km da capital Belo Horizonte, 20 Km de Governador Valadares e o acesso é feito pela BR 116 conforme referências por mapa neste vídeo.

Os Povos Originários que habitavam a região, das tribos Maxacali, Krenak entre outros, foram praticamente extintos por não se deixarem escravizar pelas expedições da Coroa Portuguesa a partir do século XVII quando a corrida ao ouro e pedras preciosas da Capitania de Minas Gerais exigiam cada vez mais a escravização de negros e índios para trabalharem nas lavras.

No Vale do rio Doce existem algumas Reservas certificadas onde os descendentes dos Povos Originários podem preservar sua cultura e tradição assim como, alguns Quilombos, da mesma forma certificados para os descendentes de escravos que resistiram as barbáries da época.

O povoado que deu origem ao município de Alpercata tem o senhor Gabriel Lopes como um dos primeiros a se fixar na região e era tratado pelo apelido de “Precata” por usar um tipo de calçado da época confeccionado com cordas e lona de nome Alpercata.

O povoado foi se formando lentamente até começar as obras da rodovia Rio-Bahia (BR 116) em 1940, onde funcionários das construtoras instalaram acampamentos em terras doadas por Manoel Florentino Lopes tratado por Acampamento do Precata que se tornou o povoado de Bom Jesus de Alpercata.

Em 1948 o povoado se elevou a distrito de Governador Valadares com o nome de Alpercata e em 1º de março de 1963 se emancipou criando o município de Alpercata.

Hoje, novembro de 2023, O município de Alpercata conta com uma população se aproximando de 7.500 habitantes, com uma área de 166,972 Km², em altitude de 193m e é banhado pelos córregos do Bonfim, Teixeiras e rio Doce.

Os municípios limítrofes de Alpercata são: Governador Valadares, Tumiritinga, Capitão Andrade, Engenheiro Caldas e Fernandes Tourinho.

A prestação de serviços é a base econômica do município, mas a pecuária tem destaque na produção de leite e carne bovina, assim como na agricultura a produção de grãos e hortaliças.

A cidade realiza anualmente o Festival do Quiabo com Shows e feiras cujo sucesso e tradição já tem um grande público cativo.

As informações neste vídeo serão atualizadas periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município.