Lagoa da Prata, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Lagoa da Prata, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Lagoa da Prata no centro oeste de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Lagoa da Prata é feito por duas rodovias estaduais, a MG 429 entre a cidade de Santo Antônio do Monte e o trevo na MG 176 e pela MG 170 entre as cidades de Moema e Arcos. A cidade de Lagoa da Prata fica a 202 Km da capital Belo Horizonte.
O município de Lagoa da Prata deve sua origem ao português Nonato que foi o pioneiro na ocupação de terras próximo a um pântano onde construiu um aterro para instalar um monjolo para produzir farelo de cereais, movido pela força da água represada pelo aterro que foi sendo ampliado, transformando o pântano em açude e mais tarde em um lago.
Em 1850 o tenente Francisco Bernardes se apossa de uma grande extensão de terras nas margens do Rio São Francisco para se dedicar a exploração agrícola e estabelecer um comércio no cruzamento de estradas que serviam de ligação entre os municípios em formação da região.
O coronel Carlos José Bernardes Sobrinho, após a morte de seu tio Francisco Bernardes, assumiu a fazenda e transferiu a sede para as proximidades do lago do Nonato, comprando e vendendo gado e café dos produtores da região.
Um agrupamento de casas começou a se formar por familiares, agregados e empregados do Coronel Carlos Bernardes que resolveu doar terras para o patrimônio a ser construída uma capela dedicada a São Carlos.
O povoado cresceu no entorno da capela e após a morte do coronel Carlos Bernardes, em 1900, o povoado recebeu o nome de São Carlos do Pântano.
Certa vez três frades em visita ao povoado, comentaram sobre os reflexos do sol no lago do português Nonato, usando a expressão “parece moedinhas de prata caindo no lago”. Esta expressão inspirou a criação do nome da Estação de Ferro Lagoa da Prata, inaugurada em 29 de fevereiro de 1916.
Em 1923 o povoado de São Carlos do Pântano se eleva a distrito com o nome de Lagoa da Prata, subordinado ao município de Santo Antônio do Monte do qual se desmembrou para se elevar a categoria de Município em 17 de dezembro de 1948.
Hoje, outubro de 2024, o município de Lagoa da Prata conta com uma população de aproximadamente 52.000 habitantes, com um domínio territorial de 439,984Km², em altitude de 650m, é banhado por rios e córregos que pertencem a bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Lagoa da Prata são: Moema, Santo Antônio do Monte, Japaraíba e Luz.
Na economia do município de Lagoa da Prata se destaca a indústria açucareira, agropecuária e prestação de serviços.
A tradição no plantio de cana-de-açúcar do município de Lagoa da Prata atende a demanda de usinas de álcool, indústrias açucareiras, de balas e caramelos com tecnologia, variedades e manejo com alta rentabilidade, aliado a fertilidade das terras, topografia e clima da região.
Na pecuária pelos mesmos motivos naturais e tecnológicos a criação de bovinos também tem destaque na arrecadação do município assim como na agricultura que produz além da cana-de-açúcar e pastagens, frutas, cereais, tubérculos e hortigranjeiros.
Os lugares mais visitados de Lagoa da Prata são: Praia Municipal de Lagoa da Prata, Umuarama Clube, Praça Capitão José Bahia, Praça da Embaré, Paróquia São Sebastião, Praça do Cruzeiro, Parque de Exposição, Praça de Eventos, Museu, Centro Cultural Hilde Schmidt entre outros.
A estrutura para atendimento a visitantes de Lagoa da Prata é excelente com hospedagens e restaurantes para atender todo tipo de gosto e exigências e nas noites muitos bares oferecem músicas ao vivo com petiscos e drinks além de cervejas comerciais e artesanais no ponto.
Nas festas populares, exposições, eventos culturais e manifestações religiosas a cidade apresenta shows com artistas renomados e locais com muitas opções em barraquinhas de artesanatos e comidas típicas que se somam a todos os outros motivos para você se divertir, morar ou investir em Lagoa da Prata.