Rio Vermelho, MG
Região Metropolitana de Belo Horizonte
Rio Vermelho, MG –
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de Rio Vermelho na mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de Rio Vermelho é feito pela LMG 752 a partir da cidade de Materlândia e está a 330Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
As primeiras expedições em solo mineiro foram chamadas de “Entradas” que tinham objetivos de levantamento do potencial e extensão das terras descoberta pelos portugueses em 1500, organizadas e financiadas pela Coroa Portuguesa partindo da Bahia e do Espírito Santo.
A descoberta de diamante em terras mineiras pelas “Entradas” liderada por Marcos de Azeredo Coutinho em 1612, despertou interesse de nobres e comerciantes na capitania de São Vicente, que resolveram investir na formação de grupos para explorar o ouro e pedras preciosas nos sertões do Rio Doce. Estas expedições receberam o nome de “Bandeiras” por usarem bandeiras de identificação de cada grupo de investidor.
A primeira expedição das Bandeiras liderada por Fernão Dias Paes Leme, saiu de São Paulo em 1614 descobrindo várias jazidas de ouro e diamantes, dando início a corrida pelo ouro e pedras preciosas de Minas.
As trilhas deixadas pelas expedições das “Entradas” e “Bandeiras” e tropas da Coroa que transportavam o ouro para o Rio de Janeiro, se transformaram em caminhos e depois estradas, ligando as minas produtoras a São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo onde foram se instalando colonos e estalagens, dando origem a muitos povoados, entre eles o de Nossa Senhora da Penha do Rio Vermelho.
O povoado de Nossa Senhora da Penha do Rio Vermelho começou a se formar em 1776 com a instalação do primeiro morador Antônio Gonçalves Torreão, no encontro de estradas em uma região chamada de Magalhães, nome do Português posseiro de vários alqueires de terras, que ao morrer sem descendentes, deixou seu legado para formação do patrimônio de nossa Senhora da Penha.
O povoado se desenvolveu e se elevou a distrito do Serro, com o nome de Rio Vermelho em 1891, do qual se desmembrou em 17 de dezembro de 1938 para se elevar a categoria de município com o nome Rio Vermelho.
População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:
Hoje, agosto de 2025, o município de Rio Vermelho conta com uma população de aproximadamente 12.641 habitantes, com um domínio territorial de 986,561Km², em altitude de 831m, localizado na mesorregião metropolitana de Belo Horizonte, é banhado pelos rios Vermelho e Barreias, que pertencem a bacia do rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com o município de Rio Vermelho são: Itamarandiba, Coluna, Materlândia, Serra Azul de Minas, Serro, Couto de Magalhães, Felício dos Santos e Senador Modestino Gonçalves.
Economia:
A base da economia do município de Rio Vermelho é a agropecuária e prestação de serviços.
A origem do nome da cidade de Rio Vermelho, tem ligação com o nome do rio com o mesmo nome. Os rios e córregos que tem águas com tons avermelhados se deve a dois fatores: presença de minerais como ferro e/ou manganês em alta concentração nas rochas em seu leito, ou por decomposição de plantas e materiais orgânicos no rio podendo liberar substâncias como ácidos fúlvicos e húmicos.
Os ácidos húmicos e fúlvicos não são prejudiciais a saúde de humanos e animais, até pelo contrário podendo melhorar a assimilação de minerais e vitaminas, combatem os radicais livres no corpo, liberam toxinas no organismo e tem efeitos anti-inflamatórios, portanto são águas que trazem benefícios a saúde.




