Ouro Branco, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Ouro Branco, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Ouro Branco na Zona Metalúrgica de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.
O acesso a cidade de Ouro Branco é feito pela rodovia BR 040 entrando na MG 030 por mais 21 Km até o centro da cidade, que fica a 100 Km da Capital Belo Horizonte.
A origem do município de Ouro Branco tem início em 1694 quando Miguel Garcia de Almeida Cunha e Manuel Garcia, ex-integrantes da Bandeira de Borba Gato se desentendem e se separam, por divergência na descoberta de ouro no sopé da Serra de Deus, hoje Serra de Ouro Branco. Manuel Garcia insatisfeito com o rendimento, segue na direção do córrego tripuí onde descobriu o ouro preto.
Miguel Garcia desce pelo Rio da Serra acompanhando a escarpa da Serra de Deus e descobre ouro de cor amarela clara, tratado por “ouro branco”, fundando um povoado no local.
Em 1717 iniciou a construção das Igreja Matriz de Santa Antônio de Ouro Branco consolidando a formação do arraial.
Em 1724 Ouro Branco, uma das mais antigas freguesias de Minas, já era considerada economicamente importante pela prosperidade de sua população, mas as dificuldades na mineração, qualidade e quantidade produzida era bem menor que as minas de Ouro Preto, motivos que levaram a mineração de Ouro Branco a retroceder.
Com o fim da exploração do ouro a agricultura assumiu o protagonismo econômico produzindo uva e batata.
Em 12 de dezembro de 1953, Ouro Branco se desmembra de Ouro Preto e se eleva a município.
Hoje, junho de 2024, o município de Ouro Branco conta com uma população se aproximando de 40.000 habitantes, com um domínio territorial de 258,728 Km², em altitude de 1.100m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes de rios que pertencem as bacias do rio São Francisco e rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com o município de Ouro Branco são: Ouro Preto, Itaverava, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.
A base da economia do município de Ouro Branco é a indústria e prestação de serviços.
A instalação da empresa estatal Aço Minas Gerais em 1976, posteriormente vendida para a iniciativa privada, atraiu muitas outras empresas acelerando o desenvolvimento do município.
A agropecuária também participa da estrutura financeira do município produzindo carne, leite, grãos, frutas e hortigranjeiros.
No turismo a cidade conserva seu patrimônio histórico como a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, Igreja de Santo Antônio de Itatiaia e a casa de Tiradentes situada na margem da Estrada Real.
A cidade também tem uma agenda de eventos anuais bem frequentadas como festas populares, exposições e comemorações religiosas que podem ser uma boa oportunidade para você passear, morar ou investir em Ouro Branco.