Florestal - MG

Cultura e história

Florestal MG

Estamos na cidade de Florestal, região metropolitana de Belo Horizonte, distante 65 Km da capital, com 812 metros de altitude, 194,35 Km2 de domínio territorial, população próxima de 8.000 habitantes. 

A história conta que a cidade foi um dos povoados formados pelos dos Bandeirantes em busca de regiões como a de Pitangui para exploração do ouro e o local se chamava Guarda-Mor Salles em homenagem ao primeiro morador na região as margens do Ribeirão das Lages.

Em dezembro de 1962 Florestal foi emancipada de Pará de Minas, ficando com limites os municípios de Esmeraldas, Juatuba, Mateus Leme e Pará de Minas. O município é cortado pelo Rio Paraopeba que pertence a bacia do Rio São Francisco e a cidade pelo Ribeirão Camarão / Lages.

A cidade conta com o Campus da Universidade de Viçosa – CEDAF, área que originalmente funcionava a EMAF (Escola Média de Agricultura de Florestal).

Distritos e comunidades: Cachoeira das Almas, Camarões, Gameleira, Marinheiro, Tapera, Ribeirão das Lajes, Natividade, Mata, Fazenda Velha, Facão e Ribeirão do Ouro.

Como monumentos históricos podemos citar a Fazenda Cachoeira onde nasceu Benedito Valadares, construída por escravos, em estilo barroco, um enorme casarão com 936 m2 de área em madeira, barro e pedra no ano de 1817 e a Usina Hidrelétrica de Florestal que foi construída por determinação do, então, Governador do Estado de Minas Gerais. Foi tombada em 2005 pelo Patrimônio Histórico e restaurada.

A economia do município se faz por atividades como a pecuária leiteira e de corte, criação de aves e ovos, produção de hortaliças e frutas. O comércio varejista é bem modesto por estar tão próximo de Pará de Minas e da capital, mas existem ainda as pequenas indústrias que se somam na importância econômica da cidade.

A cidade é referência na confecção de Tapetes Arraialo e fama na produção de artesanato de réplicas de carruagens de tração animal e tratores.

A cidade conta com bons clubes, praças, hotéis, restaurantes e pousadas.