Aguanil, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Aguanil, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Aguanil que se localiza na região Sul de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de Aguanil é feito pela rodovia BR 369 com mais 3 Km até o centro da cidade que fica a 240 Km da Capital Belo Horizonte.

Aguanil é um jovem município desmembrado de Campo Belo que na região, antes do início da colonização, aconteceram vários conflitos entre bandeirantes e povos originários Cataguases da etinia Tupi que foram expulsos, assassinados ou escravizados pelos desbravadores da região.

Para o início da colonização o Governador da capitania de Minas Gerais, precisou exterminar com o Quilombo Ambrósio que se formou por escravos fugitivos de seus senhores, para então os primeiros proprietários de sesmarias ocuparem as terras concedidas pela Coroa portuguesa.

A sesmaria de Água Limpa, localizado na margem direita do ribeirão do Bugre, onde é hoje o município de Aguanil, foi concedida a Catarina Parreira em 1.784.

Joaquim Montenegro Sales e Evaristo Pimenta dos Reis são reconhecidos como os primeiros habitantes e construtores do cruzeiro do arraial de Água Limpa.

Outras famílias foram se fixando no povoado que se formou em terras doadas por Herculano Pimenta dos Reis, Maria Claudina de Jesus, famílias Alves, Felício e Silva, para construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida.

A agropecuária foi o principal fator que contribuiu para o desenvolvimento do povoado que ficava na rota de ligação de Campo Belo ao Porto Jacaré, antigo embarcadouro fluvial do rio Grande.

Em 1948 se eleva a distrito de Campo Belo com o nome de Aguanil e se desmembra de Campo Belo em 30 de dezembro de 1962 para se elevar a município.

Hoje, abril de 2024, o município de Aguanil conta com uma população se aproximando de 5.000 habitantes, com um domínio territorial de 232,091 Km², em altitude de 914m e é banhado por rios e córregos que desaguam no Lago de Furnas e pertencem a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Aguanil são: Campo Belo, Nepomuceno, Coqueiral, Boa Esperança e Cristais.

A base da economia do município de Aguanil é a agropecuária produzindo café, frutas, cereais, hortaliças, carne e leite, entre tantos outros produtos.

A BR 359 que liga o oeste ao sul de Minas Gerais com ponte sobre o Lago de Furnas (rio Grande) entre as cidades de Aguanil e Boa Esperança é fundamental para escoar a produção da região e um privilégio para receber turistas.

A proximidade do Lago de Furnas que atrai muitos turistas principalmente para veraneios e pesca é um dos atrativos que a cidade de Aguanil oferece aos seus visitantes assim como as festas populares e comemorações religiosas.