Entre Rios de Minas, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Entre Rios de Minas, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Entre Rios de Minas no Campo das Vertentes de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.
O acesso a cidade de Entre Rios de Minas é feito pela rodovia BR 040 entrando na MG 155 por mais 38 Km até o centro da cidade, que fica a 122 Km da Capital Belo Horizonte.
A criação de povoados no estado de Minas Gerais tem origem a partir do final do século XVII, quando paulistas começaram a formar comitivas para explorar os sertões da capitania de Minas em busca de ouro e pedras preciosas. Na época os paulistas não eram pessoas com posses e escravos, mas conquistaram a confiança dos povos originários em sua região se servindo de sua mão de obra e conhecimento local.
Em uma destas comitivas, Fernão Dias Paes Leme, com outros quarenta paulistas e duzentos índios, chegaram no Sertão dos Cataguás em busca de esmeraldas. Ali instalaram o Fortim dos Bandeirantes, no sítio conhecido por Casa de Pedra do Gambá, deixando alguns integrantes de sua comitiva como apoio e referência em suas picadas pelos sertões.
A primeira sesmaria na região, cortada pelo Caminho Novo que ligava São João Del Rei a Congonhas do Campo, onde se localiza hoje a cidade de Entre Rios de Minas, foi concedida em 1713, a Pedro Domingues em local conhecido por Brumado.
Pedro Rodrigues é reconhecido como fundador do povoado de Brotas do Brumado onde foi construída a capela de Nossa Senhora das Brotas do Brumado.
Em 1875, se eleva a distrito de Conselheiro Lafaiete e com o nome de Brumado do Suaçuí para em 1878 alterar seu nome para Entre Rios.
Em 3 de Janeiro de 1880 se desmembra de Conselheiro Lafaiete e se eleva a município de Entre Rios.
Em 1938 altera seu nome para João Ribeiro e em 12 de dezembro de 1953 altera seu nome novamente para Entre Rios de Minas.
Hoje, junho de 2024, o município de Entre Rios de Minas conta com uma população se aproximando de 16.000 habitantes, com um domínio territorial de 456,796 Km², em altitude de 950m e é banhado pelos rios Brumado e Camapuã que pertencem a bacia do rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Entre Rios de Minas são: Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Queluzita, Casa Grande, Lagoa Dourada, Resende Costa e Desterro de Entre Rios.
A base da economia do município de Entre Rios de Minas é a agropecuária e prestação de serviços.
Na pecuária o rebanho se divide entre produção de leite e carne, mas a cidade tem fama e tradição na criação e seleção de cavalos Campolina.
No agro se produz hortigranjeiros, grãos, frutas entre outras culturas.
No turismo Entre Rios de Minas também tem atrativos como a trilha dos Inconfidentes, fazendas, casarões e Igrejas bem conservadas do período colonial como: Fazenda Olhos d’Água, ruínas da Igreja de Pedra entre outras.
Na natureza o espetáculo fica por conta de suas cachoeiras e montanhas que chegam a altitude de 1283m.
As festas populares, exposições e comemorações religiosas, sempre apresentando shows de ótima qualidade, assim como suas barraquinhas com comidas típicas e artesanatos diversificado que se juntam aos motivos para você vir passear, morar ou investir em Entre Rios de Minas.