Coqueiral, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Coqueiral, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Coqueiral que se localiza na região Sul de Minas Gerais, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.
O acesso a Coqueiral é feito pela rodovia BR 265 com mais 8 Km até o centro da cidade que fica a 240 Km da Capital Belo Horizonte.
Em 1767 uma caravana chefiada por Matias da Silva Borges, homem simples, analfabeto, mas de muita vivencia na exploração de ouro e pedras preciosas, vindo da capitania de São Paulo, atravessando a serra da Mantiqueira, resolveu instalar seu acampamento no ponto alto de uma floresta intocada, onde seria a cidade de Coqueiral de hoje.
Em suas pesquisas por ouro pelos córregos e riachos da região, Matias não tivera sucesso, mesmo assim resolveu se fixar considerando que ali tinha potencial para formação de um povoado e nominou o lugar como Espírito Santo dos Sertões e do Sapê.
Matias Borges mandou buscar sua esposa, Mariana Joaquina do Sacramento que chegou de Taubaté acompanhada de parentes e outros companheiros conforme recomendação do próprio Matias.
Para dar o conforto espiritual ao lugar Matias e seus companheiros resolveram erguer uma pequena e simples capela de taipa coberta com folhas de coqueiro para então iniciarem suas atividades em lavouras de subsistência que em 1816 a fazenda era conhecida pelo nome de Fazenda dos Pinheiros do Bom Jardim na Aplicação do Espírito Santo dos Coqueiros.
A convite de Matias mais pessoas chegavam e atraiam outras que chegavam com escravos e indígenas para trabalharem nas lavouras, entre elas o capitão João Manoel de Siqueira Lima, Abílio Lélis Pereira, Antônio Furtado de Mendonça e Jerônimo da Mata.
Matias da Silva Borges o fundador do arraial que originou a cidade de Coqueiral teve 6 filhos. A família de Matias também doou terras para formar o patrimônio em torno da Capela do Espírito Santo.
Com o desenvolvimento do povoado em 1846 foi criado o Distrito de Paz com a denominação de Espírito Santo dos Coqueiros.
Em 1923 as alterações feitas por Getúlio Vargas definido cidades e município, Espírito Santo dos Coqueiros perdeu a categoria de Distrito de Paz e voltou para a jurisdição de Boa Esperança passando a se chamar apenas Coqueiral.
Em 27 de dezembro de 1948 o distrito Coqueiral se desmembra de Boa Esperança se elevando a município.
Hoje, março de 2024, o município de Coqueiral conta com uma população se aproximando de 10.000 habitantes, com um domínio territorial de 296,556 Km², em altitude de 854m e é banhado por rios e córregos que pertencem a bacia do rio Grande.
Os municípios que fazem divisa com o município de Coqueiral são: Nepomuceno, Santana da Vargem, Boa Esperança e Aguanil.
A base da economia de Coqueiral é a agricultura e o café é o principal produto fomentando cooperativas e mão de obra local e de municípios vizinhos.
O comércio é forte e autossuficiente com supermercados, equipamentos eletrônicos, materiais de construção, móveis, roupas, hotéis, pousadas e restaurantes.
No turismo, tem o Lago de Furnas nos limites do município para passeios e pesca. A Pedra do Ermo foi recentemente declarada como APA, Área de Preservação Ambiental.
Coqueiral tem lindas praças, povo hospitaleiro e muitos motivos para você passear, morar ou investir.
O canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.
Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.