Coluna, MG

Vale do Rio Doce

Coluna, MG – Vale do Rio Doce

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Coluna na mesorregião do Vale do Rio Doce, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Coluna é feito a partir da MG 117 entre as cidades de Itamarandiba e Paulistas e está a 360Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

Por estas estradas que hoje conseguimos ir de uma cidade a outra em alguns minutos, bandeirantes e sertanistas com apenas uma bússola e facões para abrir trilhas nas densas matas, contornar rios, a pé ou em lombo de animais, enfrentando animais selvagens, insetos, doenças e ataques de nativos originários, levando dias para avançarem alguns quilômetros, já nos tornam privilegiados por viver o agora.

As explorações pelos sertões do rio Doce começaram já no século XVII, mas só no início dos anos de 1800, século XIX que alguns colonos conseguiram se apossar de terras para formar lavoras e criar animais, atraídos pela fertilidade das terras, fartura em madeira, água, caça e pesca.

Manoel Gonçalves Prudente e sua esposa Delfina Maria da Conceição foram os primeiros a se instalar e seguiram com o protocolo de doar terras para formar o patrimônio onde instalaram o cruzeiro para que em seu entorno se formasse o povoado, que em 1885 se consolidou com o nome de Santo Antônio da Coluna que mais tarde foi construída a capela dedicada a Santo Antônio.

Em 1889 o povoado recebeu novos moradores como Francisco Gomes Lisboa, Joaquim Marques da Fonseca, Herculano da Silva Torres, Teófilo Pereira de Oliveira e Joaquim Gomes de Oliveira atraindo comerciantes para criar estabelecimentos comerciais para atender as demandas do povoado criado por Manoel Pena.

Em 1890 o povoado de Santo Antônio da Coluna se elevou a distrito de Peçanha que em 1923 alterou o nome do distrito para Coluna e foi transferido para o município de São João Evangelista do qual se desmembrou em 12 de dezembro de 1953 para se elevar a categoria de município com o nome de Coluna.

 

População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:

Hoje, agosto de 2025, o município de Coluna conta com uma população de aproximadamente 8.163 habitantes, com um domínio territorial de 348,492Km², em altitude de 691m, localizado na mesorregião do Rio Doce, é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Suaçuí Grande, que pertencem a bacia do rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Coluna são: Itamarandiba, Frei Lagonegro, São José do Jacuri, São João Evangelista, Paulistas e Rio Vermelho.

Economia:

A base da economia do município de Coluna é a agropecuária e prestação de serviços.

 

A capacidade de indivíduos e gestores se identifica pelos acertos em definir o “querer” do “precisar” para que as ações não comprometam o ritmo de desenvolvimento pessoal ou coletivo, considerando que os recursos sempre são limitados e as necessidades infinitas.

Como exemplo, um indivíduo ao “querer” comprar um carro, para não depender de transporte coletivo pode pensar que com o mesmo recurso dos gastos com ônibus poderia financiar um carro usado, mas a partir da compra do carro ele vai “precisar” pagar taxas, combustível, multas e oficina fazendo estourar seus recursos e consequentemente retardar seu projeto de vida.

A mesma coisa acontece com gestores públicos, quando não atuam como queremos, os quais julgamos, muitas vezes sem conhecimento dos fatos, por incompetentes e algumas vezes de corruptos, por isso eu penso que as críticas são necessárias e bem-vindas, mas a razão é um privilégio de quem participa.