Couto de Magalhães de Minas, MG
História, referências geográficas, econômicas e sociais.
Couto de Magalhães de Minas, MG - História, referências geográficas, econômicas e sociais.
A cidade de Couto de Magalhães de Minas localiza-se no Vale do Rio Jequitinhonha, está à 330 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. O Acesso a cidade é pela BR 451, conforme referência por mapa neste vídeo.
A exploração de diamantes no início do século XVIII, a partir de Serro Frio, fez surgir muitos povoados e entre eles o de Rio Manso.
Sebastião Leme do Prado é citado como um dos primeiros exploradores a se instalar as margens do rio que recebeu o nome de Rio Manso, onde é hoje a cidade de Couto de Magalhães de Minas.
O arraial foi se desenvolvendo como rota de tropeiros que partiam ou se dirigiam para Diamantina e encontravam em Rio Manso condições para o descanso dos viajantes proporcionando a instalação de comércios e pequenos ranchos se dedicando a agropecuária, iniciando a formação do povoado.
Em primeiro de março de 1963 desmembrou-se de Diamantina para se elevar a Município com o nome de Couto de Magalhães de Minas em homenagem ao General José Vieira Couto de Magalhães.
Hoje, setembro de 2023, O município tem uma área de 485,654 Km2, em altitude 733m e uma população se aproximando de 5.000 habitantes.
O município é cortado pelo rio Jequitinhonha e a sede banhada pelo rio Manso e córrego da Fome.
Os municípios que fazem divisa com Couto de Magalhães de Minas são: Senador Modestino, São Gonçalo do Rio Preto, Felício dos Santos, Rio Vermelho, Serro e Diamantina.
A economia de Couto de Magalhães de Minas se baseia principalmente na agropecuária com participação de atividades como o comércio e mineração.
No turismo os visitantes podem visitar alguns casarões, igrejas e moinhos d’água de fazendas que funcionam até hoje produzindo fubá, mas as belezas naturais da serra do Espinhaço revelam cachoeiras como a do Bananal, dos Vaqueiros, do Tomé, da Fábrica e a lagoa da Água Santa.
A simpatia do povo de Couto de Magalhães de Minas é a marca da cidade que recebe muito bem seus visitantes para suas festas populares e comemorações religiosas.
As informações neste vídeo podem sofrer alterações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município. Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.




