Santa Cruz de Minas, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Santa Cruz de Minas, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Santa Cruz de Minas no Campo das Vertentes de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de Santa Cruz de Minas é feito por avenidas entre as cidades de Tiradentes e São João Del Rei.

A origem do município de Santa Cruz de Minas começa com a chegada do paulista de Taubaté, Tomé Portes Del Rei que se instalou na margem do rio das Mortes, em lugar conhecido por Porto Real. Ali Tomé Portes começou a plantar sua roça de subsistência e conquistou o direito as terras, sendo autorizado a cobrar aos viajantes que passavam pelo rio das Mortes.

Em 1702 próximo ao Porto Real foi descoberta uma jazida de ouro, por paulistas, atraindo muitos aventureiros para a região que usava o rancho de Tomé Portes como estalagem para adquirir suprimentos e descansar das jornadas de trabalho na mineração, onde as famílias foram se instalando, construindo casas e uma capela para consolidar o arraial de Porto Real da Passagem.

O sucesso da mineração na região fez o povoado se expandir rapidamente, criando muitos conflitos entre paulistas pioneiros, que exigiam exclusividade na exploração do ouro e aventureiros tratados pelos paulistas por Emboabas.

O acirramento dos conflitos levou a Guerra dos Emboabas que encerrou com a derrota dos paulistas com a interferência de tropas mineiras estabelecendo os limites das capitanias de Minas Gerais e São Paulo, implantando a cobrança do Quinto, 20% sobre o resultado minerado.

Com as novas medidas os paulistas também poderiam minerar encerrando os conflitos de interesses individuais, mas iniciou uma crise contra a taxação do ouro e pedras preciosas, que em seu auge ficou conhecido por Inconfidência Mineira que levou a morte por decapitação Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, nascido na região onde é hoje a cidade de Ritápolis.

Porto Real da Passagem se elevou a vila em seguida se dividiu em duas: São João Del Rei e São José Del Rei que alguns anos depois, para homenagear o Mártir nascido na região, mudou o nome para Tiradentes.

Em 21 de dezembro de 1995 Santa Cruz de Minas se desmembra de Tiradentes e se eleva a município.

Hoje, junho de 2024, o município de Santa Cruz de Minas conta com uma população se aproximando de 9.000 habitantes, com um domínio territorial de 3,565 Km² o menor município em extensão de terra do Brasil, com altitude de 930m e é banhado pelo rio das Mortes que pertence a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Santa Cruz de Minas são: Tiradentes e São João Del Rei.

A base da economia do município de Santa Cruz de Minas é prestação de serviços, indústrias e turismo.

A agropecuária não tem relevância na arrecadação do município por se tratar do menor município brasileiro em extensão de terra.

A indústria, na mineração de quartzo e cal, produtos alimentícios e fabricação de móveis artesanais.

No turismo a estrutura do município é muito boa com restaurantes, hospedagens, camping e uma infinidade de opções locais e regionais.

Santa Cruz de Minas faz parte do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e tem a Cachoeira Bom Despacho na Serra de São José na divisa com Tiradentes onde se localiza o Marco Zero da Estrada Real criado em abril de 2003.

As festas populares, exposições e comemorações religiosas reforçam os motivos para você passear, morar ou investir em Santa Cruz de Minas.

O Canal Naeco recebe muitas sugestões de espectadores para incluir vários outros assuntos que as vezes não abordamos e por isso precisamos justificar que o tempo e o alto custo de produção de cada postagem nos limitam a fazer neste formato.

Aos moradores da cidade sugerimos ajudarem a responder as pesquisas que os nossos espectadores fazem, nos comentários desta publicação, ao se interessar visitar a sua cidade.