Barroso, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Barroso, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Barroso no Campo das Vertentes de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de Barroso é feito pela BR 265 e fica a 196 Km da Capital Belo Horizonte.

Em 1732 foi criado um novo caminho entre Vila Rica e a Vila de São João Del Rei, passando pela Fazenda Barroso onde se estabeleceu o português Antônio da Costa Nogueira, responsável pela construção de uma capela dedicada a Senhora Sant’Ana. 

Em 1765 o português João Luiz Coelho de Garre recebe por concessão a sesmaria da Fazenda Barroso que foi vendida para José Francisco Pires, um rico fazendeiro, senhor de muitos escravos.

Com a morte de José Francisco Pires em 1835, assume a fazenda seu filho Francisco Antônio Filho se dedicando a produção agrícola e no entorno da capela de Sant’Ana, casas, comércio pequenas fábricas de Sola de Couro e queima da Cal davam sinais de desenvolvimento do arraial.

Barroso teve sua Jurisdição transferida para vários municípios e perdeu muito território com estas transferências.

A partir de 1879 com a instalação da Estação da Estrada de Ferro Oeste de Minas deu um novo impulso no desenvolvimento do arraial intensificando a extração e a queima da Cal, edificações de cerâmicas, laticínios e fábrica de cimento levando o distrito de Barroso a se desmembrar de Dores de Campos para se emancipar em 12 de dezembro de 1953 se elevando a município de Barroso.

Hoje, junho de 2024, o município de Barroso conta com uma população se aproximando de 21.000 habitantes, com um domínio territorial de 81,726 Km², em altitude de 929m e é banhado pelo rio das Mortes e pertence a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Barroso são: Dores de Campos, Barbacena e Prados.

A base da economia do município de Barroso é a agropecuária, indústria e prestação de serviços.

Na indústria tem tradição na produção de cimento e cal conquistando protagonismo na receita do município.

Na agropecuária mesmo com o domínio territorial reduzido consegue resultados significativos na produção de carne, leite, grãos, frutas e hortaliças.

No turismo os lugares mais visitados são a Cachoeira da Capitinga, Cachoeira da Lajinha, Cachoeira do Padeiro, Fazenda Boa Esperança e Igreja Matriz de Santana.

As festas populares, exposições e comemorações religiosas reforçam os motivos para você passear, morar ou investir em Barroso.

O Canal Naeco recebe muitas sugestões de espectadores para incluir vários outros assuntos que as vezes não abordamos e por isso precisamos justificar que o tempo e o alto custo de produção de cada postagem nos limitam a fazer neste formato.

Aos moradores da cidade sugerimos ajudarem a responder as pesquisas que os nossos espectadores fazem, nos comentários desta publicação, ao se interessar visitar a sua cidade.