Itamarandiba, MG

História, referências geográficas, econômicas e sociais.

Itamarandiba, MG - História, referências geográficas, econômicas e sociais.

A cidade de Itamarandiba localiza-se no Vale do Rio Jequitinhonha, está à 420 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. O Acesso a cidade é pela BR 451 ou MG 117, conforme referência por mapa neste vídeo.

As explorações de ouro e pedras preciosas pelos bandeirantes registram passagem também pela região onde é hoje a cidade de Itamarandiba, mas sem êxito nas prospecções.

A fertilidade do solo é que atraiu os primeiros que por lá chegaram e se fixaram criando o povoado de São João Batista em domínio da Vila Fanado, hoje Morada Nova.

Os registros marcam a existência de nativos originários da tribo Pataxós na região sem ocorrência de conflitos.

Em 1840 o povoado de São João Batista foi elevado a distrito com o nome de Itamarandiba, que significa “Pedras Miúdas” e se emancipou em 24 de setembro de 1862.

Hoje, setembro de 2023, Itamarandiba tem um domínio territorial de 2.735,573 Km2, em altitude de 910m com população se aproximando de 36.000 habitantes.

O município é banhado pelos rios Itamarandiba, Araçuaí e outros que fortalecem a fama do município como Caixa d’Água do Vale do Jequitinhonha.

Os municípios que fazem divisa com Itamarandiba são: Carbonita, Veredinha, Capelinha, Aricanduva, São Sebastião do Maranhão, Frei Lagonegro, Coluna, Rio Vermelho, Felício dos Santos, Senador Modesto Gonçalves e Carbonita.

O distrito de Contrato é o maior de Itamarandiba, localizado 22 Km da sede, na estrada para Capelinha. O distrito tem vocação para o agronegócio sendo que o eucalipto e o café são as culturas que ocupam a maior parte do distrito.

O distrito de Penha de França tem atrativos históricos de beleza arquitetônica.

Os atrativos naturais ficam por conta do Parque Estadual da Serra Negra na cadeia da Serra do Espinhaço e a Reserva da Cascata de Mata Atlântica com cachoeiras como a do Cardoso, do Miguel, dos Barbados, do Bálsamo e a Lapa do Veado.

A topografia em sua maioria mecanizável, a fertilidade do solo, seja em terras desmatadas do bioma de Mata Atlântica ou de Cerrado e sua extensa área certificam o município de Itamarandiba como grande potencial na produção de produtos agropecuários.

A economia do município de apoia no agronegócio que é intitulado como a Capital do Eucalipto. Itamarandiba é o município do estado campeão em produção de mudas de eucalipto, mas a agricultura familiar, a pecuária, o café, o mel, o comércio e a prestação de serviços completam a sua estrutura econômica.

As feiras, exposições, festas populares e comemorações religiosas fazem de Itamarandiba o centro das atrações em sua região apresentando shows de artistas renomados atraindo muitos visitantes para a cidade que possui uma forte estrutura de hotéis e restaurantes com capacidade para atender a todo gosto e exigência.

As informações neste vídeo podem sofrer alterações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município. Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.