Bento Rodrigues - MG

Bento Rodrigues - MG

Bento Rodrigues é subdistrito de Santa Rita Durão, distrito de Mariana que depois do rompimento da barragem do Fundão, em 5 de novembro de 2015, da empresa Mineradora Samarco, está sendo relocado. Neste vídeo vamos fazer um resumo de sua história, reconstrução, população, estradas, mapa ilustrativo, referencias geográficas, hídricas, culturais e econômicas.

A história do Bento Rodrigues Velho, infelizmente é de conhecimento mundial, não só por ter colocado muitas vidas em risco imediato ao acidente, mas também pela contaminação dos rios do Carmo, Rio Doce até a foz deste em Regência no Espírito Santo, mas precisamos agora é começar a escrever o renascimento de Bento Rodrigues, que depois de todas as lutas judiciais o novo subdistrito está para ser entregue aos seus moradores, que ocuparão suas ruas e imóveis, novos e bonitos, mas ainda sem a  essência que toda comunidade constrói até poder chamar de seu.

A estrada de acesso a Bento Rodrigues é excelente e segura, os 5 Km que percorremos a partir da MG 129 até a primeira guarita no início das obras, como usuário, superou minhas expectativas.

Na guarita fui quase impedido de continuar o meu roteiro cujo objetivo era Santa Rita Durão e claro, Bento Rodrigues velho, sem que ninguém pudesse me esclarecer o motivo que queriam me impedir de transitar por uma via pública, mesmo que atravessando um canteiro de obras, como era neste caso, mas me liberaram e continuei a observar a beleza dos detalhes para qualquer direção que eu olhasse, ruas, casas, escolas, praças uma multidão de profissionais, carros e caminhões em profusão.

O subdistrito de Bento Rodrigues, relocado, fica a 5 Km da rodovia MG 129, em uma área de 89 ha, com altitude média de 710m. O distrito de Santa Rita Durão ficava a 10 Km de distância, agora serão 22 Km. Nada mais Justo seria desmembrar Bento Rodrigues de Mariana e emancipa-lo elevando-o a município como marco da catástrofe acontecida.

Depois de me identificar em mais 6 guaritas sem justificativa de me reterem em cada uma e mesmo estando em um carro com identificação de reportagem, não me recomendaram nada como não filmar, ou voar com drones, e finalmente segui viagem.

Antes de chegar ao velho Bento Rodrigues outra guarita me parou por mais tempo ainda e novamente, sem nenhuma justificativa ou orientação, me liberaram.

Atravessei por uma barragem de pedras que dividia duas lagoas com níveis diferentes onde os espelhos d’água cobriam onde fora Bento Rodrigues.

A estrada começou a subir e passamos na parte alta por alguns imóveis que não foram atingidos pela lama e segui pela estrada que um pouco mais a frente me fizeram parar mais uma vez e liberado depois de me identificar.

Eu até reconheço que reportagens as vezes cometem erros, injustiças e também são incompatíveis em áreas de produção, mas é o que fazemos e vamos continuar a fazer.

Nesta ocasião pontualmente eu só posso elogiar pelo que eu consegui ver e é o que eu mostro neste vídeo e espero que todos que irão ocupar esta comunidade possam fazer renascer todo espírito de coletividade e cidadania para escrever uma duradoura história de sucesso de um só Bento Rodrigues.