Rio Pomba, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Rio Pomba, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Rio Pomba na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Rio Pomba é feito a partir da BR 265 entre as cidades de Piraúba e Mercês e está a 245Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

As primeiras tentativas de exploração dos sertões de Guarapiranga e mais precisamente onde é hoje o município de Rio Pomba, foi marcada por muitos conflitos com os nativos originários das tribos Coroados e Caiapós, no início do século XVIII quando a coroa portuguesa determinou ao Capitão Inácio de Andrade para que ele e sua tropa instalasse um quartel para dar segurança a instalação de colonos na região, missão que foi concluída em 1750, mas não foi suficiente para minimizar os conflitos com os nativos levando ao então governador da província de Minas Gerais, Luís Diogo Lobo da Silva a designar o Padre Manuel de Jesus Maria para catequisar os nativos daquela região, com uma comitiva formada pelo capitão Francisco Pires Farinho, seu irmão Manoel Pires Farinho e alguns nativos pacificados para atuar como tradutores na catequese.

Com o sucesso de pacificação dos nativos Caiapós e Coroados, liderado pelo Padre Manuel de Jesus Maria foi criado o povoado de São Manuel do Pomba, em 1771.

Em 1831 o povoado de São Manuel do Pomba foi elevado a vila com integração de várias localidades como Mercês, São João Nepomuceno do Rio Novo, Santa Rita da Meia Pataca, Bonfim, entre outras sob jurisdição de Mariana.

Em 06 de junho de 1858 a vila de São Manoel do Pomba se eleva a categoria de cidade com o nome de Pomba e em 1948 altera novamente seu nome para Rio Pomba.

Os nomes e categorias dos municípios mais antigos de Minas Gerais mudavam com frequência para se adequar as transições da época de colônia portuguesa para império e finalmente como republica com interesses e influencias da igreja católica em todas as fases.

 

População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:

Hoje, agosto de 2025, o município de Rio Pomba conta com uma população de aproximadamente 17.443 habitantes, com um domínio territorial de 252,418Km², em altitude de 441m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo Rio Pomba e seus afluentes que pertencem a bacia do rio Paraíba do Sul.

Os municípios que fazem divisa com o município de Rio Pomba são: Tocantins, Piraúba, Guarani, Tabuleiro, Mercês e Silveirânia.

Economia:

A base da economia do município de Rio Pomba é a agropecuária e prestação de serviços.

 

Rio Pomba é considerada o “Berço da Civilização da Zona da Mata de Minas Gerais” dando origem a mais de 70 cidades que foram desmembradas de seu território. Seu nome inspirado pelo rio que inicialmente se chamava Coroados foi alterado pela frequência de penas de pombos flutuando em suas águas.

Rio Pomba também é conhecida pelo apelido carinhoso de “Cidade da Sedução” onde foi palco de gravações do filme o Viajante estrelado por Marília Pera.

Conta-se que Florípedes Dornelas de Jesus, uma moradora da cidade se tornou lenda por ter vivido 60 anos se alimentando apenas da comunhão eucarística e a casa onde viveu se transformou em local de peregrinação.

O centro histórico da cidade é composto por um conjunto arquitetônico muito bem conservado e o museu histórico da cidade possui o terceiro maior acervo de Minas.

No rio Pomba, que corta a cidade, tem um sumidouro que é um fenômeno geológico que faz com que as águas do rio entrem solo adentro reaparecendo em outro ponto.