Santa Margarida, MG

História, referencias geográficas, econômicas e sociais.

Santa Margarida, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais.

A cidade de Santa Margarida está localizada na Zona da Mata de Minas à 270 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte e o acesso principal é pela rodovia BR 262 entre as cidades de Matipó e o distrito de Manhuaçu, Realeza.

A história da origem da cidade de Santa Margarida, assim como outras que não tinham potencial para a exploração do ouro em minas, ou por sua escassez, se deu também pela distribuição dos direitos de uso de sesmarias, para agricultura de subsistência, a partir do início do século XIX.

Os registros históricos contam que o povoado começou a se formar com a chegada do Padre Bento de Souza Lima e sua comitiva de escravos. O padre de espírito aventureiro e empreendedor, vindo de Catas Altas da Noruega, se instalou próximo ao ribeirão de São Domingos, na fazenda da Grama onde adquiriu terras para plantar e propagar a fé Cristã.

Em 1871 foi construída no povoado a Paróquia de Santa Margarida se elevando a distrito da cidade de Matipó.

Em 1948 se desmembrou de Matipó criando o Município de Santa Margarida com um domínio territorial de 256,18 Km2, altitude média de 850m, bioma de Mata Atlântica, entre vales e montes de clima muito agradável, banhado pelo córrego cachoeirinha e pelo rio Santa Margarida que pertencem a bacia do Rio Doce.

Sua população hoje, julho de 2023, se aproxima de 17.000 habitantes e os municípios confrontantes são: Matipó, São João do Manhuaçu, Orizânia, Divino e Pedra Bonita.

A cafeicultura é o destaque na economia de Santa Margarida onde o clima, a altitude, as características do solo e a topografia proporcionam as condições ideais para o plantio e manejo de variedades de alta produtividade com padrão de bebida exigidos para exportação fazendo do município o segundo maior produtor de café da Zona da Mata Mineira.

Aos amantes da natureza Santa Margarida tem muitas opções de trilhas e condições para prática de esportes radicais que atraem muitos visitantes, assim como, suas festas populares, religiosas e exposições.

Se você é da região e quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.