Pocrane, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Pocrane, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Este vídeo é uma apresentação do município de Pocrane filmado em solo, em voo panorâmico com drone, narrado e com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
A cidade de Pocrane pertence a Região do Vale do Rio Doce, está a 385 km da Capital Belo Horizonte e 75 Km da BR 116, em Caratinga.
Guido Thomas Marliére, a partir de 1824, foi um sertanista que catequisava na região do Rio Doce, nomeado pela coroa portuguesa para minimizar os conflitos entre exploradores e os índios, apelidados pelos portugueses de Botocudos.
Em sua passagem por Santana de Alfié, hoje distrito de São Domingos do Prata até o presídio de Cuité, hoje Conselheiro Pena, conheceu e catequisou um índio com o nome de Pocrane que se converteu ao catolicismo para ajudar a trabalhar na catequização.
Em 1831 o índio Pocrane sabia da existência de tribos que habitavam a cabeceira de um ribeirão com o seu nome se transferiu para lá onde é hoje o município de Pocrane.
Com os conhecimentos recebidos pelo sertanista Marliére conseguiu se destacar e chefiar a tribo local dos Coroados até 1843, morrendo em Antônio Dias em 1844.
Nesta época chegou na região Manoel Antônio de Souza para marcar suas posses de sesmarias na barra do rio José Pedro, começando na Serra da Criciúma até as matas de domínio do índio Pocrane e da tribo do Coroados.
Com a morte de Manoel Antônio de Souza, sua viúva vendeu as posses para o tenente Francisco Ferreira que adquiriu outras posses legitimando sua propriedade que deu o nome de Bom Retiro.
Em 1879 a região foi elevada a freguesia de Vermelho Novo com o nome de Nossa Senhora da Penha de PoKrane.
Em 27 de dezembro de 1948 foi criado o município de “Pocrane”, desmembrado de Ipanema.
Hoje, janeiro de 2024, o município de Pocrane conta com uma população se aproximando de 9.000 habitantes, com um domínio territorial de 691,066 Km², em altitude de 225m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Pocrane que pertencem a Bacia do Rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com o município de Pocrane são: Conselheiro Pena, Santa Rita do Itueto, Aimorés, Mutum, Taparuba, Ipanema, Inhapim e Alvarenga.
A economia de Pocrane tem a agropecuária como base, sendo a produção de leite e café os principais produtos de sua receita.
Pocrane tem manifestações religiosas, festas populares como a do Virakopos, a Festa do Trabalhador e a exposição agropecuária com rodeios, Shows e barracas.
O objetivo do Canal Naeco é tornar cada cidade que visitamos acessível a todos que queiram passear, morar ou investir e pretendemos atualizar estas informações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e as oportunidades geradas pelo município.
O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos a produzir, sob patrocínio.
Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.




