Córrego Novo - MG

Vale do Aço

Córrego Novo - MG

Córrego novo se emancipou de Bom Jesus do Galho em dezembro de 1962 e seu domínio territorial é de 205,385 km², com altitude média de 400m e uma população em torno de 3.000 habitantes (abril de 2023).

Os irmãos Antônio Albano dos Reis e Cesário Albano dos Reis foram os primeiros a se instalar na região, atraído pela fertilidade do solo e o potencial em madeiras existentes na época, onde a mata atlântica ainda estava quase intocada. As atividades agrícolas, iniciadas por eles, começou a atrair mão de obra e o povoamento começou a se formar.

A produção de eucalipto para atender as demandas das indústrias metalúrgicas e de celulose da região do vale do aço, a agropecuária, comércio e a prestação de serviços são as fontes empregadoras principais da população do município.

O turismo ecológico atrai muitos visitantes em busca das trilhas pelas matas, lagoas e cachoeiras. Os restaurantes e artesãos da cidade completam o interesse de visitantes pelos eventos festivos, como a Cavalgada e as comemorações religiosas.

Os municípios que fazem divisa com Córrego Novo são: Pingo D’Água, Dionísio, Raul Soares e Bom Jesus do Galho.

O município é banhado pelo rio Doce, ribeirão dos Óculos, ribeirão Mantimentos, córregos Santo Antônio e da Ferrugem. Não é comum, mas em épocas de chuvas mais fortes o município sofre com as enchentes pela elevação do nível do rio Doce e seus afluentes.