São Brás do Suaçuí, MG

Cidade para passear, morar e investir.

São Brás do Suaçuí, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de São Brás do Suaçuí na Zona Metalúrgica de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.

O acesso a cidade de São Brás do Suaçuí é feito pela rodovia BR 040 entrando na MG 155 por mais 19 Km até o centro da cidade, que fica a 105 Km da Capital Belo Horizonte.

No final do século XVII, os paulistas começaram a formar equipes para explorar os sertões da capitania de Minas Gerais em busca de riqueza pelo ouro e pedras preciosas. Muitos homens e índios se juntavam em comitivas cujos líderes tratamos por bandeirantes.

A comitiva de Fernão Dias Paes Leme partiu com 40 homens e 200 índios. Pelo caminho iam se dividindo e se instalando em margens de rios para faiscar o ouro deixando picadas e vestígios de sua passagem pela região inclusive onde é hoje a cidade de São Brás do Suaçuí.

Com a chegada dos escravos para trabalhos nas lavras as populações dos povoados mineradores foram crescendo exigindo plantios de lavouras e criação de animais para atender a demanda de alimentos.

As sesmarias foram criadas para incentivar a introdução da agropecuária para atender a demanda das áreas mineradoras e dar opção aos mineradores, sem atividade, pelo esgotamento das minas.

Alguns registros dão ao sesmeiro Armando de Souza da Guarda como fundador do povoado e construtor da Capela de São Brás, mas também existe uma versão de que portugueses saídos de São João Del Rei se instalaram em São Brás e construíram a capela que deu origem ao povoado.

E finalmente a terceira versão que dá a José Machado Castanho, dono da Sesmaria de Suaçuí, recebida em 1713, assinada pelo governador D, Brás Balthazar da Silveira, como fundador do povoado de Brumado que originou a cidade de São Brás do Suaçuí.

Em 12 de dezembro de 1953 o povoado de Brumado se desmembra de Entre Rios de Minas e se eleva a município com o nome de São Brás do Suaçuí.

Hoje, junho de 2024, o município de São Brás do Suaçuí conta com uma população se aproximando de 4.000 habitantes, com um domínio territorial de 110,442 Km², em altitude de 959m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Paraopeba e pertencem a bacia do rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de São Brás do Suaçuí são:  Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Entre Rios de Minas e Jeceaba.

A base da economia do município de São Brás do Suaçuí é a agropecuária e prestação de serviços.

No agro a produção é diversificada, mas o município tem pouca extensão em terra limitando sua capacidade.

Na pecuária, o confinamento com práticas e manejo de alta tecnologia permitem, aos pequenos proprietários, excelentes resultados na produção de leite.

No turismo a Igreja Matriz, a capela Monsenhor dos Passos e o Casarão dos herdeiros de José Campos remetem ao passado do município.

No centro da cidade a Fonte do Mato com águas cristalinas é muito procurada por visitantes.

Nos eventos que a cidade promove tem festas populares, exposições e comemorações religiosas, outros bons motivos para você visitar, morar ou investir em São Brás do Suaçuí.