Mercês, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Mercês, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de Mercês na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de Mercês é feito a partir da BR 265 entre as cidades de Rio Pomba e Barbacena e está a 230Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
Vários povoados se formaram nos sertões do Pomba depois da instalação do quartel comandado pelo Capitão Inácio de Andrade que recebeu a comitiva do padre Manuel de Jesus Maria, formada pelo capitão Francisco Pires Farinho, seu irmão Manoel Pires Farinho e alguns nativos pacificados para atuar como tradutores para catequisar os nativos originários que impediam a instalação de colonos na região.
O povoado de Nossa Senhora das Mercês do Pomba se originou com a instalação de dois garimpeiros da família Vieira atraídos pelo sonho de encontrar jazidas de ouro e pedras preciosas se encantando com a beleza das matas, fertilidade das terras e abundância em peixes e caças.
Logo nas primeiras noites os Vieiras foram saqueados por nativos originários que ainda não teriam sido catequisados pelo Padre Manuel de Jesus Maria, levando todos os pertences, inclusive as roupas do corpo.
Os Vieiras não se abateram levantando moradia com madeiras da mata, plantando lavouras e construindo a primeira capela onde o padre Manuel de Jesus Maria celebrou a primeira missa e no entorno da capela se formou o povoado de Nossa Senhora das Mercês do Pomba, que se elevou a distrito do município do Pomba em 1841, onde recebeu a visita do governador da província de Minas Gerais em 1856, quando recebeu o título simbólico de capital da província de Minas Gerais, por um dia.
Os Vieiras se casaram com nativas catequisadas e o desenvolvimento do distrito de Mercês do Pomba foi impulsionado com a instalação da estação da Estrada de Ferro em 1914 e iluminação elétrica em 1918.
Em 1923 o nome do distrito é alterado para Mercês e em 10 de setembro de 1925 o distrito Mercês se desmembra do município de Rio Pomba para se elevar a categoria de município.
População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:
Hoje, agosto de 2025, o município de Mercês conta com uma população de aproximadamente 10.373 habitantes, com um domínio territorial de 348,271Km², em altitude de 522m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo Pomba e seus afluentes que pertencem a bacia do rio Paraíba do Sul.
Os municípios que fazem divisa com o município de Mercês são: Dores do Turvo, Silveirânia, Rio Pomba, Tabuleiro, Aracitaba, Paiva, Santa Bárbara do Tugúrio, Desterro do Melo e Alto Rio Doce.
Economia:
A base da economia do município de Mercês é a agropecuária e prestação de serviços. O município conta também com indústrias de jeans e rações
Nesta minha missão de filmar e apresentar um resumo didático sobre as 853 cidades mineiras, tem despertado muito interesse de pessoas fazendo pesquisas nos comentários das postagens, certamente motivadas em visita-la. Algumas informações precisam da participação de moradores pela dificuldade de serem encontradas em sites e redes sociais na internet, como datas de eventos que oscilam conforme o ano, pontos turísticos, hotéis e pousadas, acesso por ônibus e interesse em encontrar parentes e amigos.
Aos moradores eu recomendo acessar os comentários de sua cidade regularmente se puderem contribuir para que estas visitas se concretizem, se tornando também oportunidades de negócios para o município.
Aos espectadores que buscam informações eu sugiro também, ligarem para taxistas da cidade, esta é uma das estratégias que eu uso quando não tenho sucesso via internet e sempre sou muito bem atendido.