Amparo da Serra, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Amparo da Serra, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de Amparo da Serra na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de Amparo da Serra é feito pela rodovia BR 120 entre o distrito de Vau-Açu e Ponte Nova, com mais 12Km até o centro da cidade que está a 205Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
As comitivas de bandeirantes formadas para explorar a região da Zona da Mata de Minas tiveram, além dos riscos com doenças, esgotamento físico para transpor serras, rios e matas densas, picadas de animais e insetos peçonhentos, frequentes enfretamentos com nativos originários da etnia Purís, em busca de ouro e pedras preciosas.
Em 1.759 o português Manoel Francisco Moreira Serra se instalou na região onde é hoje o município de Amparo da Serra se apossando de uma grande extensão de terras, que ele deu o nome de Alto da Conceição da Serra, atraindo o interesse de outros imigrantes portugueses e italianos formando fazendas para produzir alimentos e atender a demanda das cidades que foram se formando na zona da mata e já passavam por crises de abastecimento.
A região ainda habitada por nativos Purís, que não se deixavam ser dominados pelos invasores de suas terras, cujos fazendeiros precisavam de mão de obra para as tarefas nas lavouras, resolvendo a carência com a compra de escravos.
O pioneiro Manoel Francisco adoeceu e a falta de recursos o fez apelar para a sua santa de devoção, Nossa Senhora do Amparo prometendo trazer uma imagem da santa de Portugal por sua cura.
O português Manoel se curou e na chegada da imagem da Santa organizou uma peregrinação com canções e procissão dos habitantes para homenagear e agradecer a graça alcançada, doando 10 alqueires de suas terras para formar o patrimônio onde seria construída uma capela de pau-a-pique para receber a imagem da Santa onde em seu entorno começou a surgir o povoado de Cemitério Velho.
Em represália aos invasores, nativos Puris roubaram a imagem de Nossa Senhora e atearam fogo na frágil capela.
Os fazendeiros liderados pelo alferes Domiciano José da Fonseca, João do Monte da Fonseca e José Caetano da Fonseca se juntaram a outros revoltados com aquele vandalismo para enfrentar os nativos que depois de muita luta conseguiram recuperar a imagem da santa, mas com um dos braços quebrado.
Em 1.836 a nova capela com o nome de Nossa Senhora da Conceição é inaugurada com missa celebrada pelo padre Joaquim José Fernandes de Godói e o povoado se desenvolveu sem novas ameaças.
Em 1.872 o povoado se eleva a distrito de Ponte Nova com o nome de Amparo da Serra e em 30 de dezembro de 1.962 se desmembra de Ponte Nova para se elevar a município.
População, área, altitude, rio e confrontantes:
Hoje, maio de 2025, o município de Amparo da Serra conta com uma população de aproximadamente 4.541 habitantes, com um domínio territorial de 136,186Km², em altitude de 480m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo ribeirão Oratórios, afluente do rio Piranga que pertencem a bacia do Rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com o município de Amparo da Serra são Jequeri, Pedra do Anta, Teixeiras, Ponte Nova e Oratórios.
Economia:
A base da economia do município de Amparo da Serra é a agropecuária, e prestação de serviços.
Turismo:
A agenda de festas populares, eventos culturais, esportivos, exposições e comemorações religiosas, com as tradicionais barraquinhas de artesanatos, comidas regionais e shows se somam aos motivos para você vir se divertir, morar ou investir em Amparo da Serra.