Onça do Pitangui, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Onça do Pitangui, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Onça do Pitangui na região Centro Oeste de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Onça do Pitangui é feito pela rodovia BR 352 entre as cidades de Pitangui e Pará de Minas e está a 120 Km da capital Belo Horizonte.

Os primeiros bandeirantes a explorar metais preciosos em terras onde é hoje a cidade de Onça do Pitangui pertenciam a bandeira de Piratininga, no ano de 1709, chefiada por Bartolomeu Bueno da Silva.

Os bandeirantes paulistas acamparam em um ponto mais alto, 2 Km ao norte tendo como referência o atual centro da sede do município. Ali encontraram uma pepita de ouro com uma “Onça” ou mais.

“Onça” é uma referência de peso usada para metais e minerais preciosos podendo variar conforme o país. Oficialmente nos Estados Unidos a “Onça Troy” pesa 31, 103 gramas.

A notícia atraiu muitos garimpeiros que foram se instalando pelas margens dos córregos Água Limpa e Seco, afluentes do Rio São João que deu nome ao povoado de Sant’Anna de Onça do Rio São João Acima, onde seus habitantes construíram uma igreja em 1752, cercada por um muro de pedras que servia também como cemitério, dedicada a Sant’Anna padroeira do povoado que pertencia ao município de Pitangui.

Em 1859 o arraial de Sant’Anna de Onça do Rio São João Acima se eleva a distrito de Pitangui com o nome de Onça do Rio São João e é transferido para o município de Pequi, como distrito em 1911.

Em 1928, com a inauguração da Estação da Estrada de Ferro, o arraial mudou de nome para Jaguaruna (Onça Parda), mas em 1944 voltou a ser, Onça.

Em 30 de dezembro de 1962, o distrito de Onça se desmembra de Pequi para se elevar a categoria de cidade com o nome de Onça do Pitangui.

Hoje, dezembro de 2024, o município de Onça do Pitangui conta com uma população de aproximadamente 3.500 habitantes, com um domínio territorial de 247,052Km², em altitude de 725m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio São João que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Onça do Pitangui são: Maravilhas, Pequi, São José da Varginha, Pará de Minas, Conceição do Pará e Pitangui.

A base da economia do município de Onça do Pitangui é a agropecuária e prestação de serviços.