Itabirito, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Itabirito, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Itabirito na região Imediata de Ouro Preto, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Itabirito é feito pela rodovia BR 356 entre o trevo da BR 040 e a cidade de Ouro Preto e fica a 60 Km da capital Belo Horizonte.
A cidade de Itabirito teve origem com o nome de Itabira do Campo, um povoado que começou a se formar na margem das picadas que se transformaram em estradas que ligavam as maiores áreas de produção de ouro em Minas. O trânsito intenso de mineradores e comitivas proporcionou o crescimento do povoado com instalações de comércio de ferramentas, gêneros alimentícios, estalagem para descanso de viajantes e animais, mas também o ouro foi explorado pelo capitão-mor Francisco Homem Del Rey e o piloto do navio Nossa Senhora da Boa Viagem, Luiz de Figueiredo Monterroyo, em 1706 até 1709.
Na região onde se formou o município de Itabirito a mineração do ouro não foi relevante por ser uma região muito rica em minério de ferro, tanto que o nome da cidade, “Itabirito” tem o significado de “pedra que risca vermelho” da linguagem Tupi.
A região muito montanhosa e com partes de difícil acesso, dava condição para escravos, que conseguiam fugir, criarem vários quilombos que se aliavam aos povos originários para saquear comitivas e levar animais, ouro, mantimentos, ferramentas e libertar os escravos para se engajarem e fortalecer seus grupos de saqueadores. Estes saques aconteciam com muita frequência na região conhecida por Bocaina, onde hoje estão as divisas entre os municípios de Itabirito, Santa Bárbara e Rio Acima.
Muitos outros conflitos de época como a guerra dos emboabas e Inconfidência mineira contribuíram para a formação cultural do povoado que se elevou a distrito de Ouro Preto em 1752.
A posição estratégica de ligação entre grandes centros de mineração do ouro, a transferência da capital para Curral Del Rey e a chegada da Estrada de Ferro, impulsionaram o desenvolvimento de Itabira do Campo, atraindo muitos imigrantes e em 7 de setembro de 1923, que se desmembra de Ouro Preto para se eleva a categoria de cidade com o nome de Itabirito.
Hoje, setembro de 2024, o município de Itabirito conta com uma população de aproximadamente 54.000 habitantes, com um domínio territorial de 554,027Km², em altitude de 901m e é banhado pelo rio Itabirito que deságua no rio das velhas e pertencem a bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Itabirito são: Santa Bárbara, Ouro Preto, Moeda, Brumadinho, Nova Lima e Rio Acima.
A base da economia do município de Itabirito é Mineração, indústria, comércio, agropecuária e prestação de serviços.
Itabirito faz parte do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais com muitas empresas de mineração e consequentemente muitas siderúrgicas que se destacam na economia do município.
O comércio é bem expressivo por influência das atividades mineradoras e indústrias com excelente estrutura de hotéis e restaurantes capacitados para atender as demandas de visitantes a cidade.
A agropecuária é bem diversificada e praticada em pequenas propriedades que produzem carne bovina, suína, aves entre outras e colhe-se hortigranjeiros, frutas, feijão e milho.
A natureza com montanhas, picos, rios e lagos, mesmo ameaçados pela expansão da mineração, reserva ambientes para pescadores, praticantes de esportes radicais e observadores da flora e fauna. A Estação Ecológica Estadual Arêdes, no município de Itabirito, é uma unidade de conservação mantida pelo IEF.
Os lugares mais visitados em Itabirito são: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, Igreja Nossa Senhora do Rosário entre outras; Primeiro alto forno em Carcaça de Aço da América Latina; Alto do Cristo com vista para a Serra da Piedade; Casa de Cultura Maestro Dungas; Complexo Turístico da Estação; Museu de Artes e Ofícios; Praça do Centenário e Praça dos Inconfidentes entre outros.
A cidade de Itabirito tem o “Pastel de Angu” como patrimônio cultural do município, com uma infinidade de opções de recheios e, anualmente, se realiza a tradicional Festa do Pastel de Angu, entre outras festas populares, eventos culturais e manifestações religiosas com shows e as tradicionais barraquinhas de artesanatos e quitutes, incluindo os pastéis de angu que certamente motivará você a vir se divertir, morar ou investir em itabirito.