Coroaci – MG

Cidade e lugares para passear, morar e investir.

Coroaci – MG, cidade e lugares para passear, morar e investir.

O município de Coroaci se localiza no Vale do Rio Doce, na região leste de Minas Gerais, está a 356 Km da capital Belo Horizonte e o acesso é feito pela BR 259 e MG 314 conforme referências por mapa neste vídeo.

Pela região onde é hoje o município de Coroaci a partir de 1750 começou a ser desbravada pelas bandeiras de Martim de Carvalho, Sebastião F. Tourinho, Antônio Dias Adorno, Marcos Azeredo Coutinho, Fernão Dias Paes Leme, Vigário Francisco Martins e outros, por ordem da Coroa Portuguesa prospectando pedras preciosas e ouro.

Na região já habitavam os povos originários da tribo Krenac, bravos guerreiros que não se deixavam escravizar e por isso foram praticamente exterminados. Alguns conseguiram fugir e os poucos sobreviventes que não se escravizaram tornaram prisioneiros do governo. Alguns descendentes destes ainda vivem na região em suas reservas preservando a cultura de seu povo.

O povoado que deu origem ao município de Coroaci começou a se formar com o nome de Santana do Onça, por famílias que se fixaram para formar suas lavouras como Francisco Vieira Simões, Demétrio Coelho Oliveira, Rogério de Ávila, Joaquim Pereira Cândido, José Gomes, Henrique Coelho, João Duarte, Cornélio Vaz e outros.

No dia 26 de julho de 1879 foi realizado a primeira missa no pé do cruzeiro pelo vigário Padre Alexandre Generoso.

Em 1900, Santana do Onça foi elevado a distrito de Peçanha com o nome de Santana do Suaçuí que só passou a se chamar Coroaci em 1923 ainda subordinado ao município de Peçanha.

O desenvolvimento com a produção de café e extração de Mica (mineral estruturado em camadas), levou o distrito de Coroaci a se desmembrar de Peçanha e se elevar a município em 1 de janeiro de 1949.

Hoje, novembro de 2023, O município de Coroaci tem uma população se aproximando de 10.500 habitantes, com domínio territorial de 576,7 Km², em altitude de 352m e é banhado pelo rio Tronqueiras, ribeirão da Onça e rio Suaçuí Pequeno que fazem parte da bacia do Rio Doce.

Os municípios confrontantes de Coroaci são: Nacip Raydan, Marilac, Governador Valadares, Sardoá, Peçanha e Virgolândia.

A agropecuária e a prestação de serviços são as bases da economia de Coroaci complementado por algumas indústria e receitas com as tradicionais festas populares como a FESCANA, Tronqueirense Ausente, Coroaci Folia, comemorações religiosas e sua privilegiada natureza com cachoeiras e grutas.

O distrito de Conceição de Tronqueiras é um lugar mágico onde a paz parece morar permanentemente e só se quebra na marujada do Folguedo quando o distrito comemora com marchas acompanhadas por violeiros, sanfoneiros, panderistas, dançarinos e cantores.

As informações neste vídeo podem sofrer alterações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município.

Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.