Campina Verde, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Campina Verde, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta o município de Campina Verde na região do Triângulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
A cidade de Campina Verde se localiza no eixo das rodovias BR 497 e BR 364 entre as cidades do Prata, Itapagipe, Gurinhatã e Iturama está e a 680Km da capital Belo Horizonte.
A história da origem do município de Campina Verde se dá a partir da chegada de João Batista Siqueira e sua esposa Bárbara, no final do século XVIII, se apossando de terras próximo a cabeceira do rio Arantes, onde ainda existiam algumas aldeias dos povos originários da tribo Caiapós.
O casal era fugitivo da justiça de Jacareí, São Paulo e conseguiram conquistar a confiança dos nativos se fixando e formando as fazendas das Perobas, Campo Belo e Fortaleza.
Em 1830 o casal sem descendentes doou suas propriedades a Congregação da Missão que se instalou construindo uma igreja na fazenda de Campo Belo onde começou uma movimentação de moradores de povoados vizinhos em busca de conforto espiritual e algumas famílias autorizadas pelos padres da congregação foram se instalando no entorno da igreja formando o povoado de Monjolinho.
Em 1911 o povoado de Monjolinho se eleva a distrito do município de Ituiutaba com o nome de Rio Verde, mais tarde o distrito é transferido para o município de Prata mudando a sede para o povoado de Campo Belo com o nome de Rio Verde.
Em 1923 o distrito Rio Verde passa a se chamar Campina Verde e em 17 de dezembro de 1938 se desmembra do município de Prata para se elevar a cidade com o nome de Campina Verde.
Hoje, fevereiro de 2025, o município de Campina Verde conta com uma população de aproximadamente 18.000 habitantes, com um domínio territorial de 3.663,418Km², em altitude de 550m, é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Verde que pertencem a bacia do rio Grande.
Os municípios que fazem divisa com o município de Campina Verde são: Prata, Comendador Gomes, Itapagipe, São Francisco de Sales, Iturama, União de Minas, Santa Vitória, Gurinhatã e Ituiutaba.
A base da economia do município de Campina Verde é a agropecuária e prestação de serviços.
Os lugares mais visitados de Campina Verde são: Parque Municipal, Parque estadual, Igreja Matriz de São Sebastião, Museu Histórico Municipal entre outras opções no rio Verde, cachoeiras e serras para amantes da natureza, pescadores e praticantes de esportes radicais.