São Sebastião da Vargem Alegre, MG
Cidade para passear, morar e investir.
São Sebastião da Vargem Alegre, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de São Sebastião da Vargem Alegre na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de São Sebastião da Vargem Alegre é feito pela Rodovia MG 447 entre a cidade de Miraí e Guiricema com mais 6Km até o centro da cidade que está a 295Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
Com a crise por falta de mão de obra que se abateu sobre os Barões do Café da Zona da Mata Mineira, após a assinatura da Lei Aurea dando liberdade aos escravos, em 1.888, muitas propriedades com lavouras formadas começaram a ser vendidas na região.
Em 1.903 o senhor Manoel Rodrigues da Silva e sua família se instalaram em uma propriedade de quinze alqueires, com as lavouras de café já em produção que comprou de um fazendeiro que passava dificuldades para conduzir a lavoura pela falta de mão de obra. O lugar era muito afastado, sem estradas de acesso, mas a propriedade era cortada por um dos ramais da estrada de Ferro onde nas proximidades Manoel construiu seu rancho em uma vargem, um cruzeiro e uma pequena capela de pau-a-pique dedicada a São Sebastião.
Ao lado do traçado dos trilhos era também utilizado por tropeiros em rotas entre Ubá e Muriaé que frequentemente paravam no rancho do Manoel para descansar os animais, que o motivou a construir um sobrado para morar em cima e montar um armazém em baixo.
No armazém, Manoel montou uma máquina para beneficiar seu café e prestar serviços para produtores da região e era muito comum aparecer violeiros que cantavam e contavam prozas enquanto descansavam.
Aos poucos, Manoel foi cedendo espaços do seu terreno para famílias que queriam se fixar para prestar serviços nas fazendas da região iniciando um povoado que se tornou conhecido por Vargem Alegre.
Em 1.910 Manoel Rodrigues vendeu sua propriedade para o senhor José Alves Duarte que deu continuidade as atividades de Manoel fazendo crescer o povoado que se elevou a distrito de Miraí e em 21 de dezembro de 1.995 se desmembrou de Miraí para se elevar a categoria de Município com o nome de São Sebastião da Vargem Alegre.
População, área, altitude, rio e confrontantes:
Hoje, junho de 2025, o município de São Sebastião da Vargem Alegre conta com uma população de aproximadamente 3.113 habitantes, com um domínio territorial de 73,629Km², em altitude de 718m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo rio Preto e córregos afluentes que pertencem a bacia do Rio Paraíba do Sul.
Os municípios que fazem divisa com o município de São Sebastião da Vargem Alegre são Rosário da Limeira, Muriaé, Miraí, Guiricema e Ervália.