Santa Rosa da Serra, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Santa Rosa da Serra, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta o município de Santa Rosa da Serra na região do Alto Paranaíba Triângulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Santa Rosa da Serra é feito pela rodovia BR 262 entre o trevo para a cidade de Bambuí e Campos Altos, seguindo pela BR 354 por 2Km, entrando na MG 795 por mais 21 Km até o centro da cidade que está a 278 Km da capital Belo Horizonte.
A origem do município de Santa Rosa da Serra se deu depois da passagem dos bandeirantes paulistas pelos sertões de onde é hoje o Alto Paranaíba e os primeiros sinais do início de ocupação de terras na região foi o Cruzeiro encontrado em 1865 nas imediações dos Rios Indaiazinho e Monjolinho onde se fixaram os primeiros posseiros para formação de fazendas dando nome a região de Santa Cruz.
O pioneirismo e liderança da família Rosa influenciou na formação de um povoado que se dedicou a formação de lavouras de café instalando máquinas de secagem e limpeza do café conhecida pelo nome de Máquina de Santa Rosa.
O desenvolvimento do povoado se justificou pela qualidade das terras, altitude com clima muito agradável e recursos hídricos em abundância oferecidos pelos rios Indaiazinho e Monjolinho criando condições favoráveis a produção do café e lavouras de subsistência atraindo muitas famílias se instalando no povoado para prestar serviços nas lavouras de café da região e outras se estabelecendo como comerciantes para atender as demandas dos habitantes do povoado.
A região do Alto Paranaíba, na época, ainda não explorava o cerrado como área de cultura por ter um solo raso, pobre e ácido que dependia de muito manejo e maquinários pesados para colocá-lo em condição de produção, mas as terras férteis e de altitude também tinham suas desvantagens como escassez, dificuldade de mecanização com dependência total de mão de obra do plantio a colheita e dificuldades de acesso até para animais de tração.
O povoado de Santa Cruz tinha e se aproveitou dos privilégios naturais para se elevar a distrito do município de São Gotardo com o nome de Santa Rosa da Serra, do qual se desmembrou para se elevar a categoria de cidade em 1º de março de 1962.
Hoje, dezembro de 2024, o município de Santa Rosa da Serra conta com uma população de aproximadamente 3.500 habitantes, com um domínio territorial de 296,342Km², em altitude de 1040m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Indaiazinho que pertence a bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Santa Rosa da Serra são: Estrela do Indaiá, Córrego Danta, Campos Altos e São Gotardo.
A base da economia do município de Santa Rosa da Serra é a agropecuária e prestação de serviços. O café continua sendo o principal produto gerador de empregos e renda para o município, mas o milho e a cana-de-açúcar têm contribuído consideravelmente.
Santa Rosa da Serra também tem vocação turística integrando o Circuito Turístico Caminhos do Indaiá e tem em seus rios quedas d’água e cachoeiras muito frequentada por seus visitantes além da Praça do Rosário entre outros que se completam com a simplicidade e a hospitalidade de seus habitantes.