Paulistas, MG
Vale do Rio Doce
Paulistas, MG – Vale do Rio Doce
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de Paulistas na mesorregião do Vale do Rio Doce, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de Paulistas por asfalto é feito a partir da cidade de São João Evangelista pela MG 117 por 30Km. O meu trajeto partindo da cidade de Coluna, usei um atalho por estrada rural de terra. A cidade de Paulistas está a 315Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
Mesmo sentado em um banco de um veículo a motor onde o maior esforço que se faz é apertar pedais, eu consigo imaginar o quanto, destemidos e obstinados eram, os bandeirantes paulistas que desbravaram nossas matas, a pé ou montando animais, subindo e descendo serras, atravessando rios e correndo todo tipo de riscos entre picadas de animais peçonhentos e insetos, ataque de animais selvagens e nativos originais defendendo o que na verdade lhes pertenciam. É inegável que tudo isso se fazia por ordens e muita ambição.
Existem muitos registros da passagem de sertanistas pela região, entre eles Francisco Buzza Espinosa em 1536, Sebastião Fernandes Tourinho em 1572, Marcos de Azevedo Coutinho em 1612 que encontrou a primeira pedra de diamante nas margens do rio Suassuí e o bandeirante Fernão Dias Paes Leme que partiu de São Paulo em 1674 e a ele é atribuído a construção de uma ponte de madeira no encontro do Rio Vermelho com o rio Turvo, considerada a maior obra de engenharia em terras mineiras da época e marco de origem do município de Paulistas.
Um povoado começou a se formar no início do século XIX, nas proximidades da Ponte dos Paulistas com o nome de São José dos Paulistas, onde tropeiros usavam como paragem para descanso, atraindo colonos e comerciantes que se fixaram e em 1876 foi elevado a distrito do município de Serro com o nome simplificado para Paulistas em homenagem aos bandeirantes paulistas. Mais tarde foi transferido para o município de São João Evangelista do qual se desmembrou em 12 de dezembro de 1953.
População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:
Hoje, agosto de 2025, o município de Paulistas conta com uma população de aproximadamente 4.389 habitantes, com um domínio territorial de 220,564Km², em altitude de 754m, localizado na mesorregião do Rio Doce, é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Suaçuí Grande e ribeirão Turvo Grande, que pertencem a bacia do rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com o município de Paulistas são: Coluna, São João Evangelista, Sabinópolis, Materlândia e Rio Vermelho.
Economia:
A base da economia do município de Paulistas é a agropecuária e prestação de serviços.
A homenagem aos bandeirantes paulistas dando nome a uma cidade mineira, pode até ser questionada, pelas barbáries ocorridas em solo mineiro, mas também é justa por terem sido os desbravadores que descobriram nossas riquezas numa época onde os Reis estabeleciam os poucos direitos com muitos deveres, mas felizmente com a Guerra dos Emboabas conquistamos a identidade e direitos de estado a Minas.
O rumo que vamos dar depois desta conquista e os personagens que protagonizarão os próximos capítulos de nossa história, eu só espero que atuem com menos maquiagem ou truques para colocar fogo em água, ou ovos em pé.
As histórias permitem ser interpretadas de várias maneiras e continuaram sendo escritas cada vez com mais detalhes e mesmo assim mentes criativas encontraram argumentos para contestá-las.