Guarani, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Guarani, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de Guarani na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de Guarani é feito a partir da MG 353 entre as cidades de Rio Novo e Piraúba. A cidade está a 273Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
A partir da criação das primeiras vilas criadas na Zona da Mata de Minas, onde algumas tribos de nativos originários pacificados e trilhas que ligavam as vilas existentes, famílias iam se apossando de terras férteis, cobertas por densas matas de onde se tirava a madeira para construção de pontes, cercas e casas, abrindo clareiras para formar lavouras e reivindicar as cartas de sesmarias na região, onde é hoje o município de Guarani, que pertencia a Vila do Pomba, hoje município de Rio Pomba.
A convivência pacifica entre nativos, negros e fazendeiros começou a atrair o interesse de colonos de outras regiões e nacionalidades se instalando em terras doadas por proprietários da região, para construir uma capela dedicada ao Divino Espírito Santo em 1840, dando início ao arraial do Espírito Santo do Pomba.
Em 1883 foi instalada a estação da estrada de ferro e em 1886 foi concluída a primeira estrada para veículos e uma escola pública dando impulso ao desenvolvimento, atraindo comerciantes, imigrantes italianos e negros livres depois da assinatura da Lei Aurea para trabalhar em lavouras da região.
Em 1891 o arraial do Espírito Santo do Pomba se eleva a distrito do Pomba com o nome de Guarani em homenagem aos povos originários da etnia Guarani.
Em 10 de setembro de 1925 se desmembra do município do Pomba para se elevar a categoria de cidade.
População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:
Hoje, agosto de 2025, o município de Guarani conta com uma população de aproximadamente 8.688 habitantes, com um domínio territorial de 364,837Km², em altitude de 440m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo rio Pomba e seus afluentes que pertencem a bacia do rio Paraíba do Sul.
Os municípios que fazem divisa com o município de Guarani são: Astolfo Dutra, Descoberto, Rio Novo, Tabuleiro, Rio Pomba e Piraúba.
Economia:
A base da economia do município de Guarani é a agropecuária e prestação de serviços.
Mesmo eu que nasci em Leopoldina e circulava muito pelas cidades da região da Zona da Mata de Minas, algumas vezes não consigo distinguir uma cidade de outra. São muito parecidas e extremamente agradáveis independentemente do tamanho e população assim como acontece em outras regiões, com origens e influencias diferentes, é possível perceber a essência do povo mineiro, carinhoso e hospitaleiro, mas com atributos diferenciados que caracterizam cada região como clima, topografia, flora e fauna.
Eu me sinto privilegiado em poder conhecer os 853 municípios de Minas, mas o que me enche de orgulho é poder dividir com você estas belas imagens que as vezes me faltam palavras para descrever não só o que você está vendo, mas a minha gratidão pela sensação de ter você em minha companhia.
Muito obrigado “mermo”!




