Descoberto, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Descoberto, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Descoberto na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Descoberto é feito a partir da MG 860 entre as cidades de São João Nepomuceno e Guarani. A cidade está a 295Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

Mesmo antes da Coroa portuguesa liberar explorações minerais na região proibida da Zona da Mata de Minas Gerais, alguns garimpeiros clandestinos que não conseguiram se instalar em Mariana e Ouro Preto já teriam encontrado ouro nas margens de afluentes do rio Novo nominando a região como serra do Descoberto.

Depois da liberação para colonização da Zona da Mata Mineira, garimpeiros portugueses e italianos começaram a exploração de ouro na região da serra do Descoberto, mas foi o casal Luís de Souza Lima e sua esposa Rosa Maria de Jesus os primeiros a se instalar como colonos doando terras, no entorno de uma capela construída em 1820, para formação do arraial de Descoberto, em terras que pertenciam a São João Nepomuceno.

O arraial se desenvolveu a partir da exploração do ouro e formação de lavouras para atender as demandas crescentes de populações de cidades na região se elevando a distrito de Rio Novo com o nome de Santíssima Trindade do Descoberto e em 30 de novembro de 1880 foi transferido para jurisdição de São João Nepomuceno alterando seu nome para Descoberto.

Em 12 de dezembro de 1953, o distrito de Descoberto se desmembra do município de São João Nepomuceno para se elevar a categoria de cidade.

 

População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:

Hoje, agosto de 2025, o município de Descoberto conta com uma população de aproximadamente 4.928 habitantes, com um domínio territorial de 213,198Km², em altitude de 340m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo rio Novo e seus afluentes que pertencem a bacia do rio Paraíba do Sul.

Os municípios que fazem divisa com o município de Descoberto são: Itamarati de Minas, Leopoldina, São João Nepomuceno, Rio Novo, Guarani e Astolfo Dutra.

Economia:

A base da economia do município de Descoberto é a agropecuária e prestação de serviços.

 

Em cada cidade de regiões do estado de Minas Gerais é possível identificar algumas influencias que deixam caracterizadas em hábitos, linguagem e dons artísticos de seu povo, assim como suas edificações, relevo e vegetações, mas alguns detalhes parecem obras de arte a céu aberto e são tão marcantes que é impossível deixar de ser admirada como a praça Caboclo Teixeira, também conhecida como praça da matriz, onde a sensibilidade e delicadeza traduzem a capacidade de seus cuidadores e o respeito de seus habitantes.