Catas Altas da Noruega, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Catas Altas da Noruega, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Catas Altas da Noruega no centro sul de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.
A cidade de Catas Altas da Noruega se localiza no eixo da rodovia BR 482 entre as cidades de Itaverava e Piranga e fica a 145 Km da Capital Belo Horizonte.
Com descoberta de ouro, pelos bandeirantes paulistas nos sertões de Minas, aventureiro de todas partes começaram a se espalhar pela capitania de minas.
Três núcleos de mineração se formaram na região a partir do final do século XVII, Noruega, São Gonçalo e São Francisco. Os dois últimos eram tão próximos que acabaram se unindo em um único povoado com o nome de São Gonçalo das Catas Altas que originou o município de Catas Altas da Noruega.
A formação do nome se deu pela maneira simples de minerar escavando o cascalho do rio, no pé da serra e separando nas margens por “bateias” ou “Carumbé”, que pode ser entendido como catar ouro. E Noruega pela altitude, frio e quase sempre coberto por névoas que faz lembrar os picos da Noruega na Europa.
A partir de 1750 a produção de ouro começa a escassear e os povoados já desenvolvidos, com muitas famílias de mineradores já fixadas, com escravos e dívidas do “Quinto”, começam a empobrecer. Muitos ainda conseguiram migrar ou buscar outras atividades prestando serviços, abrindo comércio ou se apossando de terras para plantar ou criar animais.
Em 1754 o Governador de Minas, Gomes freire de Andrade criou decretos para estimular minerações que foram abandonas por baixa produção atingindo positivamente o povoado de São Gonçalo das Catas Altas que pertencia a Vila Rica (Ouro Preto).
Catas Altas foi palco da revolução Liberal de 1842 onde ficou acampado a tropa comandada por Duque de Caxias para atacar os revoltosos comandados por Barão de Cocais eleito em Barbacena à revelia do império.
Em 1º de março de 1963, se desmembra de Conselheiro Lafaiete e se eleva a município de Catas Altas da Noruega.
Hoje, junho de 2024, o município de Catas Altas da Noruega conta com uma população se aproximando de 4.000 habitantes, com um domínio territorial de 143,366 Km², em altitude de 804m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Piranga que pertence a bacia do Rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com Catas Altas da Noruega são: Ouro Preto, Piranga, Lamim e Itaverava.
A base da economia de Catas Altas da Noruega é a agropecuária e prestação de serviços. O município também é produtor do azeite artesanal, em 30 hectares de oliveiras, com 3.100 árvores que produzem 1.200 litros de azeite por ano.
O município de Catas Altas da Noruega faz parte do Circuito Villas e Fazendas de Minas com muitos atrativos naturais como: Os Altos da Lagarta, do Barreiro, do Cruzeiro, Morro Redondo, Cachoeira da Água Limpa, do Jequitibá e rio Piranga.
Como patrimônio histórico a cidade tem o Museu e Arquivo Histórico Memorial Padre Luiz Gonzaga Pinheiro, Museu Passos da Paixão, Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora dos Remédios.
As festas populares, exposições, feiras e comemorações religiosas com as tradicionais barraquinhas com comidas típicas e artesanatos também são bons motivos para você se divertir, morar e investir em Catas Altas da Noruega.