Cachoeira Dourada, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Cachoeira Dourada, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Cachoeira Dourada na região do Triângulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Cachoeira Dourada é feito a partir da cidade de Capinópolis por 41 Km pela rodovia MG 226, ou por Santa Vitória com travessia por balsa no rio Tijuco e a cidade está a 740Km da capital Belo Horizonte.

Até o ano de 1816 o território onde é hoje o município de Cachoeira Dourada pertencia a capitania de Goiáz e foi explorada por bandeirantes paulistas que se encantaram com a cachoeira no rio Paranaíba dando nome a região de Cachoeira Dourada pela névoa que se formava na queda em tons dourados em dias ensolarados.

Em 1824, Antônio Leite, bandeirante paulista se depara com a Cachoeira Dourada em terras já definidas e inseridas na capitania de Minas Gerais, na margem esquerda do rio Paranaíba e na direita a capitania de Goiáz marcado pela bela e barulhenta Cachoeira Dourada.

A beleza da região, a fertilidade do solo denunciada pela densa mata e a fartura em água começou a atrair o interesse de famílias que começavam a chegar para se instalar na região para formar fazendas. Os primeiros a se instalar foram José Martins Ferreira, João Batista Cintra, Azarias de Queiroz Botelho e mais tarde a família Andrade que doou parte de suas terras para a formação do patrimônio onde seria construída uma capela dedicada a São João Batista, marcando o local em 1897 com uma grande cruz em madeira, para que em seu entorno se formasse um povoado.

O povoado começou a se formar em torno da capela terminada em 1900, mas teve seu desenvolvimento retardado por doenças frequentes em sua pequena população que em 1953 se elevou a distrito de Ituiutaba e transferido para a jurisdição de Capinópolis.

Em 1954 iniciou a construção da Barragem da Hidrelétrica de Cachoeira Dourada que encobriu a bela cachoeira, mas ganhou um maravilhoso lago no rio Paranaíba depois de sua conclusão em 1956.

Em território do estado de Goiás foi construída a cidade com o mesmo nome de Cachoeira Dourada.

O povoado de Cachoeira Dourada do estado de Minas Gerais se desmembrou de Capinópolis em 30 de dezembro de 1962 para se levar a categoria de município com o nome de Cachoeira Dourada.

Hoje, março de 2025, o município de Cachoeira Dourada conta com uma população de aproximadamente 2.300 habitantes, com um domínio territorial de 200,928Km², em altitude de 460m, é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Paranaíba que pertencem a bacia do Rio Paranaíba.

Os municípios que fazem divisa com o município de Cachoeira Dourada são: Canápolis, Capinópolis e o estado de Goiás.

A base da economia do município de Cachoeira Dourada é a agropecuária e prestação de serviços. Na pecuária a principal atividade é a produção de carne e leite de bovinos, na agricultura é o soja e na silvicultura é o eucalipto.

O turismo tem uma forte participação na receita do município que atrai milhares de turistas ao lago da represa de Cachoeira Dourada para prática de esportes náuticos, banhos nas praias de água doce e pescadores.

Tudo é muito bonito e não percebi que o tempo estava virando. Quando desci o drone, segundos depois começou esta tempestade de areia com rajadas de vento muito forte e parou tão rápido como começou.