Braúnas, MG

História, referências geográficas, econômicas e sociais.

Braúnas, MG - História, referências geográficas, econômicas e sociais.

A cidade de Braúnas localiza-se no Vale do Rio Doce, está à 265 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte e faz parte do Colar Metropolitano do Vale do Aço. O Acesso a cidade é pela MG 232, conforme referência por mapa neste vídeo.

A história do município começa em 1825 com a chegada dos irmãos, da família Figueiredo neves, com 12 sesmarias localizadas entre os rios de Santo Antônio e rio Guanhães, terras com excelente fertilidade que mais tarde foram transferidas para o alferes Fortunato do Carmo sendo dividida para formação das fazendas Barretina de Bento Aguiar, Mato Grosso de Joaquim Francisco Vieira e Mariquita de Dona Mariquita, sendo estes considerados os fundadores da cidade de Braúnas.

O povoado que pertencia a cidade de Guanhães, recebeu o nome de Nossa Senhora do Amparo das Braúnas, começando a se formar em 1870 quando D. Mariquita doou parte de sua propriedade para construção de uma capela, ao lado do morro do cruzeiro, onde outras famílias foram se instalando no entorno até se elevar a distrito de Guanhães com o nome Braúnas de Guanhães.

Em 12 de dezembro de 1953 o distrito se emancipou de Guanhães com o nome de Braúnas que é uma árvore de madeira nobre e era muito comum na região. Esta é uma expressão indígena que significa madeira preta. Com uma altitude de 425m e um domínio territorial de 378,318 Km2,

Braúnas hoje, setembro de 2023, tem uma população se aproximando de 5.000 habitantes.

O município tem três povoados: Salto Grande, Santa Rita e Barroada e é banhado pelo rio Guanhães e ribeirão das Pitangas que pertencem a bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com Braúnas são: Açucena, Joanésia, Ferros, Dores de Guanhães e Guanhães.

A economia do município tem a agropecuária como base de seus recursos somados aos produtos de fabricação rudimentar como: queijo, cachaça e rapadura.

No turismo a falta de acesso por boas estradas inibe visitas e investimentos no setor, mesmo assim as belezas naturais das montanhas, vales, cachoeiras, rios e a represa de Salto Grande, atraem muitos visitantes para a cidade.

No calendário de eventos podemos destacar: Cavalgadas, Encontro das Barganhas, Rodeios, Festas Religiosas e o Furrundum com apresentações de alunos e professores da cidade com exposição, artesanato e barraquinhas de comidas típicas.

Se você é da região e quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.